vr

Não sou muito dado a futebol, muito menos aos preços praticados pela Sport TV e à sua omnipresença em Portugal (em relação a desportos de que realmente gosto), e até admito alguma arrelia com a NOS (com acento mudo e invisível no Ó), mas o que estas empresas conjuntamente com a Samsung se prestam a oferecer é, realmente e sem sombra de dúvida, uma possibilidade de vislumbrar o que podem vir a ser as transmissões televisivas daqui, digamos, a uma década.

Sendo assim, o anúncio oficial é “A Liga Portugal, a Samsung, a NOS e a SPORT TV anunciam que o jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, no próximo dia 20 de Setembro, a contar para a 5.ª jornada da Liga NOS, será a primeira partida de futebol no Mundo transmitida ao vivo, com multi-câmaras, através dos óculos de realidade virtual Gear VR. A colocação de 5 câmaras no Estádio do Dragão dará ao utilizador a possibilidade de escolher diversos ângulos de transmissão do jogo, usufruindo de uma experiência imersiva 360º.”

Como escrevi, isto é realmente importante. Já experimentei os óculos Gear VR por ocasião da Volvo Ocean Race e, muito embora ainda ache que faltam uns passos qualitativos, a experiência é realmente interessante e a visualização a 360 graus. Vistos de fora, quem usa este tipo de óculos poderá fazer pensar que pertencem a um qualquer manicómio, talvez ao lado de Jack Nicholson no “Voando sobre um ninho de cucos”. Portugal e a Liga entram assim para a história mundial da modalidade, criando uma nova forma de se assistir a conteúdos em directo.

Os que não podem estar no Estádio do Dragão terão, na loja da marca Samsung no Fórum Almada e nos cinemas NOS do Colombo, a possibilidade de assistir à transmissão normal do jogo, podendo também ter acesso à transmissão exclusiva através do Gear VR.

Vale a pena ir experimentar.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts