Opel Mokka estreia nova geração de infoentretenimento com cockpit digital, inteligência artificial e ChatGPT 2

NewOpelMokkaElectric

O novo Opel Mokka chegou com mais do que um restyling estético — apresenta agora uma profunda evolução tecnológica que coloca este SUV compacto num patamar superior. Graças ao novo cockpit digital, à integração de inteligência artificial através do ChatGPT 2 e a uma abordagem mais intuitiva à conectividade, o Opel Mokka assume-se como uma proposta moderna, inteligente e totalmente personalizada.

A plataforma tecnológica baseia-se na Snapdragon® Cockpit Platform e na Snapdragon® Auto Connectivity Platform da Qualcomm Technologies, oferecendo uma experiência imersiva, visualmente apelativa e altamente funcional. O novo sistema de infoentretenimento é acompanhado por dois ecrãs digitais de 10 polegadas e um painel personalizável ao estilo de smartphone. A nova versão integra também funcionalidades de assistência à condução, ligação sem fios a dispositivos móveis, e a mais recente câmara traseira HD de 180 graus.

Cockpit digital e personalização ao estilo smartphone

NewOpelMokkaElectric 3

O novo Opel Mokka é equipado, de série, com dois ecrãs digitais de 10 polegadas: um painel de instrumentos e um ecrã táctil central. Este último pode ser operado com widgets personalizáveis, tal como num smartphone, e reconhece automaticamente o perfil do condutor ligado por ligação sem fios.

O sistema inclui reconhecimento de voz natural “Hey Opel”, ideal para navegação, chamadas e controlo de funcionalidades sem tirar as mãos do volante. É possível configurar atalhos virtuais, esquemas de cor personalizados e actualizações automáticas de mapas via over-the-air. A aplicação myOpel permite ainda o envio remoto de destinos e rotas directamente para o veículo.

No caso do Mokka Electric, o sistema calcula automaticamente o nível de bateria à chegada com base no estilo de condução anterior, sugere pontos de carregamento ao longo do percurso e apresenta estimativas de tempo de paragem — tudo em tempo real.

Inteligência artificial a bordo: ChatGPT 2 no novo Opel Mokka

NewOpelMokkaElectric 2

O novo Opel Mokka é o primeiro modelo da marca a integrar o ChatGPT 2, acessível através da Navegação Conectada. Esta funcionalidade permite que condutor e passageiros interajam com a inteligência artificial de forma fluida e natural.

Desde procurar um restaurante com base em preferências pessoais, a responder a perguntas culturais ou criar pequenos jogos de trivia para animar as viagens longas, o ChatGPT 2 representa uma nova forma de viver o automóvel. Esta inovação, integrada numa solução acessível, foi distinguida com o prémio “SMARTBEST 2025” pelo júri internacional da AUTOBEST.

Tecnologia de assistência, conforto e segurança ao serviço da condução

NewOpelMokkaElectric 1

O novo sistema de câmara traseira HD de 180 graus garante visibilidade superior nas manobras citadinas. O condutor conta com feedback visual no ecrã e avisos sonoros em tempo real. O smartphone pode ser ligado e carregado sem fios, ou via USB-C na consola central.

Além disso, vários sistemas de assistência à condução podem agora ser activados ou desactivados rapidamente com um simples botão — sem necessidade de navegar por menus complexos. O novo layout de botões e controlos, inspirado no Opel Grandland, reforça a sensação de modernidade e qualidade percebida.

O design interior foi afinado para maior clareza e simplicidade. Resulta num ambiente mais intuitivo e elegante, com aspiração a segmentos superiores.

NewOpelMokkaElectric 4

Opel Mokka Electric: consumo e eficiência

  • Consumo combinado (WLTP): 15,5-15,6 kWh/100 km
  • Emissões de CO₂: 0 g/km
  • Etiqueta de CO₂: A

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement