Sou do tempo que visitar museus (lá por fora) era sinónimo de usar uns phones acoplados (com fio, sim) a uma espécie de Walkman com a visita pré gravada e em vários idiomas.
Hoje tudo mudou, e desde que se tenha no bolso ou à mão qualquer coisa com o prefixo “smart” e o sufixo “mobile”, acedemos a estes serviços de uma forma muito mais prática e qualitativa.
A app “Uma Janela para o Passado” é exactamente um desses exmplos, e combina conteúdos de vídeo georreferenciados com um mecanismo de ficção interactiva que acompanha os visitantes do Castelo de São Jorge.
O projecto é desenvolvido pela Samsung em parceria com o investigador Rui Avelans Coelho, aluno do doutoramento em Media Digitais do Programa UT Austin|Portugal.
Com esta aplicação, o visitante do Castelo, qualquer que seja o percurso que segue, acede a uma narrativa contada por um conjunto de personagens dedicadas à história do monumento.
São parceiros deste projecto a Direcção Geral das Artes, a EGEAC (que gere o Castelo de São Jorge), a Fundação para a Computação Científica Nacional, a Direcção Geral da Educação, a Associação Danças com História e os programas UT Austin, e faculdades de Ciências Humanas e de Ciências e Tecnologia.



