Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portuguesa vence final mundial da Imagine Cup

João Gata por João Gata
Julho 11, 2013
Portuguesa vence final mundial da Imagine Cup
Share on FacebookShare on Twitter

comunicado de imprensa;

 

A Microsoft Portugal anuncia que o projecto português For a Better World ganhou a Final Mundial da Imagine Cup, edição 2013, na categoria de Cidadania, levando pelo segundo ano consecutivo Portugal ao pódio e pela primeira vez na história da prestação portuguesa, ao honroso primeiro lugar.

Foi pensado e desenvolvido por uma aluna de doutoramento da Universidade do Minho, Ana Ferraz, que representou Portugal na Final Mundial da Imagine Cup, a maior competição internacional de tecnologia, promovida pela Microsoft Corporation e com fins sociais, após ter vencido também a Final Nacional.

Trata-se de um dispositivo portátil que permite, de forma automática e em apenas cinco minutos, detectar o grupo sanguíneo, fornecendo informações precisas que pretendem auxiliar profissionais de saúde em situações de emergência, reduzindo os riscos de incompatibilidade e erro humano, nomeadamente em situações de transfusão.

 

AnaFerraz_ImagineCup2013_Russia

 

De acordo com João Couto, Diretor Geral da Microsoft Portugal, “é muitíssimo gratificante vermos novamente Portugal subir ao pódio na Final Mundial da Imagine Cup, agora em primeiro lugar, um feito histórico nunca antes alcançado, com um projeto com elevado potencial e qualidade, distinguido entre centenas de propostas apresentadas à escala mundial. É também a prova de que Portugal tem talento e que temos jovens com enorme potencial a desenvolver projetos inovadores, com impacto real na sociedade e que podem fazer a diferença na resolução de problemas sociais muito prementes, como são todos os relacionados com a saúde. A Ana é um exemplo do que Portugal tem de melhor e de que os jovens portugueses são capazes de vencer no mundo, mesmo em tempos difíceis”.

Para Ana Ferraz, autora do projeto For a Better World e vencedora na Final Mundial da Imagine Cup, “é um enorme prazer e orgulho receber esta distinção da Microsoft e conquistar para Portugal o primeiro lugar do pódio da Final Mundial da Imagine Cup 2013, sobretudo tendo em conta o número de estudantes e projetos brilhantes que vi desfilar ao longo desta semana de competição. Este alcance é também o reflexo da proposta de valor e potencial do meu projeto For a Better World, que tenho a certeza virá a contribuir para ajudar profissionais de saúde na resolução de problemas diários e simultaneamente a recompensa de um grande investimento no desenvolvimento deste projeto, quer a nível pessoal, quer a nível tecnológico.”

 

A Imagine Cup é a maior competição internacional de tecnologia, promovida pela Microsoft Corporation e com fins sociais. A iniciativa é subordinada a um tema altruísta e pretende encorajar e estimular os mais jovens a refletirem sobre como a tecnologia pode ajudar a dar resposta a problemas concretos da humanidade, nas suas diferentes esferas: saúde, educação, ambientem, entre outros.

A iniciativa mobiliza cerca de 350,000 jovens em todo o mundo, envolvendo mais de 100 países na apresentação de projetos tecnológicos inovadores.

Tags: Ana FerrazFor a Better WorldImagine Cup
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
O regresso da Datsun

O regresso da Datsun

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

AOC lança novo monitor profissional a preço comedido

AOC lança novo monitor profissional a preço comedido

Dezembro 10, 2013
Asus Zen AiO 27

Asus Zen AiO 27, um all-in-one para produtores de conteúdos

Novembro 5, 2018

Tendências.

No Content Available

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata