Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Pro-Ject AudioSystems Xtension 9 SuperPack ganha EISA

João Gata por João Gata
Agosto 15, 2014
Pro-Ject AudioSystems Xtension 9 SuperPack ganha EISA
Share on FacebookShare on Twitter

Xtension9Superpack-red

 

Modelo: Pro-ject Xtension 9 Evolution Superpack

Prémio EISA: Fonte analógica do ano

 

O júri dos EISA Awards (www.eisa.eu) anunciou hoje a atribuição do prémio “fonte analógica do ano” ao gira-discos Xtension 9 da Pro-Ject AudioSystems, mais propriamente ao pacote Xtension 9 Evolution Superpack.

A gama de gira-discos Xtension da Pro-ject foi lançada 2009 com o Xtension 12, um deck de dimensões relativamente grandes, concebido para braços de 12’’. Este SuperPack consiste no gira-discos Xtension 9 Evolution, de dimensões bastante mais convencionais (46,5 cm de largura) equipado com a mais recente versão do braço 9CC Evolution (de 9’’), construído numa só peça de fibra de carbono.

O conjunto é vendido completo com uma cabeça de alta qualidade Ortofon Quintet Black, com tecnologia de bobina móvel (MC).

Para o júri da EISA, o Xtension 9 Evolution Superpack “é um gira-discos com um som suave e assertivo mas que não deixa créditos por mãos alheias quando é preciso procurar o detalhe mais fundo nas espiras do disco. Adicionemos clareza, detalhe e uma apresentação que é capaz de soar sólida mas ao mesmo tempo poderosa quando a ocasião o requer, e o que temos é um gira-discos que apresenta uma excelente relação preço/qualidade”.

A EISA é uma prestigiada associação independente criada em 1982 e que reúne 50 revistas especializadas (áudio, vídeo e fotografia) provenientes de 20 países europeus. Entre outras iniciativas, a organização promove anualmente os EISA Awards, considerados como os “Óscares da Eletrónica de Consumo”.

Os prémios EISA serão entregues este ano em Berlin, por ocasião da feira IFA, no dia 7 de Setembro. No final do mesmo mês, em Lisboa, serão entregues os prémios aos representes e distribuidores portugueses das marcas vencedoras.

 

Mais info oficial:

20 anos de tecnologia analógica

9cc Evolution-XLA Pro-Ject Audio Systems, distribuída em Portugal pela Supportview, estabeleceu as suas credenciais no mundo do vinil em 1991 com o modelo P1 – um gira-discos que oferecia um som de qualidade num projeto simples e com um preço extremamente baixo.

Esta filosofia da Pro-Ject, de simplicidade e qualidade da engenharia capaz de oferecer excelentes resultados a preços acessíveis, foi uma das grandes responsáveis pelo regresso em força dos gira-discos no século XXI.

O Xtension 9 Evolution Superpack é um equipamento audiófilo topo-de-gama que oferece um desempenho superlativo na reprodução de vinilo a partir de uma compacta mas luxuosa configuração de gira-discos+braço.

O chassis deste novo modelo é produzido em MDF ultra-denso de alta qualidade, que lhe confere uma elevada massa não-ressonante. Pés magnéticos especiais desacoplam o plinto principal da sua base, isolando eficazmente a pesada massa (16 Kg) de quaisquer vibrações exteriores efetivamente criando uma combinação dos princípios de desenho de “massa total em carga” (mass loaded) e “gira-discos flutuante” (floating turntable).

Em vez de utilizar um prato num só elemento metálico, a Pro-Ject optou por uma liga em alumínio que é amortecida com elastómeros termoplásticos (TPE). Adicionalmente, foram colados discos de vinilo reciclados no topo, agindo assim como uma base perfeita. Esta “sanduíche” de materiais foi então “cozinhada” antes de ser equilibrada com precisão.

O produto final é um prato pesado, livre de ressonâncias e que gira de forma absolutamente silenciosa num rolamento de cerâmica invertido com uma suspensão magnética. O resultado reduz substancialmente a massa do prato, de forma a que este “flutua” sobre os rolamento com o mínimo de ruído possível.

O braço

O braço 9cc Evolution oferece um tubo cónico em fibra de carbono construído numa única peça e que evita reflexões de ondas estacionárias. O desenho de rolamento invertido com quatro esferas endurecidas de elevada especificação (ABEC7) permite um movimento do braço sem fricção.

A sua sólida base possibilita um ajustamento preciso da altura do braço bem como um ajuste do valor VTA (vertical tracing angle). O azimute (horizontal tracking) pode ser também ajustado de forma precisa, rodando o braço e fixando-o num ponto.

O braço foi desenhado de forma a conduzir todas as vibrações parasitas para longe da cabeça. Através de um rígido tubo de carbono construído numa só peça e maciços anéis de cardan, as vibrações são transferidas para a pesada base do braço.

Tudo isto garante um preciso seguimento da agulha através das espiras dos discos. Para uma utilização universal de praticamente qualquer cabeça de alta qualidade, são fornecidos 4 contrapesos diferentes para montagem de cabeças com massas entre 5 e 14 gramas.

O Pro-Ject Xtension 9 Evolution Superpack, completo com braço 9cc Evolution, clamp para discos, cobertura transparente em acrílico e pré-montado com uma célula Ortofon MC Quintet Black, tem um PVP sugerido de 2.550€.

O Xtension 9 Evolution, com braço 9cc Evolution, clamp para discos e cobertura transparente em acrílico mas sem a célula Ortofon tem um PVP sugerido de 1.990€.

Em ambos os casos, o produto está disponível com acabamentos vermelho, preto, branco e “olive” (madeira clara).

 

Mais informações em http://www.supportview.pt/index.php?page=pro-ject

Tags: Pro-Ject AudioSystemsXtension 9 Evolution Superpack
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
Marantz PM-8005 / SACD SA-8005 ganham prémio EISA

Marantz PM-8005 / SACD SA-8005 ganham prémio EISA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

DrumBrute Impact 1984: O Regresso do Clássico Analógico da Arturia

DrumBrute Impact 1984: O Regresso do Clássico Analógico da Arturia

Fevereiro 5, 2025

Auscultadores Bose QuietComfort são os melhores do ano – pela 3.ª vez

Novembro 15, 2012

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata