5ia

O Xá da 5 esteve na apresentação do novo serviço 5i que a RTP lança hoje mesmo, dia 5, com estreia no programa 5 para a meia noite. Trata-se de uma aplicação que é descarregada de forma gratuita para os nossos equipamentos (tablet e smartphone ou por aqui www.rtp.pt/5i), que garante proporcionar uma nova experiência televisiva através de conteúdos inovadores.
Na verdade, estes cinco is provocam a interacção com o telespectador através de um segundo ecrã que se denomina second screen. Através deste,  todo um conjunto de funcionalidades vão alterar o normal consumo televisivo,  pois somos convidados a interagir com os programas através da actividade das redes sociais, envio de mensagens, votações em tempo real,  acesso a conteúdos extra,  para além de pesquisa de informações.
A RTP convida-nos desta forma a pertencermos a uma nova comunidade e à troca de experiências.
Esta aplicação foi totalmente desenvolvida em Portugal através do PIMS (portugueses innovative media solutions) pela empresa Innowave.
O second screen catapulta o canal público para um lugar de maior destaque nas novas tecnologias e, tendo em conta a apetência lusa por tudo o que é inovador, poderá ser um tiro bem certeiro nesta estratégia de inovação tecnológica e gestão de novos media.

Cheio da prata da casa e no espaço Pátio da Galé, desfilaram as caras bem conhecidas da estação que emprestaram brilho e glamour à festa.

A RTP está apostada em conquistar mais público, principalmente uma camada mais jovem e daí apostar na estreia total no 5 para a meia noite e assim juntar jovens com pessoas mais velhas, como duas realidades existentes que são, através do ecrã tradicional e do segundo ecrã mais transportável.

O 5i é uma propriedade da RTP, inovadora e universal, transversal e que quer chegar a todo o público.
O presidente do canal público Alberto da Ponte mostrou grande entusiasmo com o 5i e foi um dos muitos oradores que explicaram o conceito: “Arranca assim a interactividade a cores”,  exclamou..
Luís Filipe Borges e companhia continuaram a apresentação com humor,  cartazes e recados bem à antiga, mostrando depois as mais valias da app que pode também ser fonte de bons momentos e disposição.

Num segundo momento, Hugo Andrade levantou o véu sobre a grande aposta do canal no The Voice Portugal, um conceito renovado que tão boa conta de si deu em edições anteriores. São vários os apresentadores com destaque para Catarina Furtado e Vasco Palmeirim.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *