A Samsung aproveitou a conferência de imprensa na CES 2016 para sublinhar a importância e atenção que dedica à Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) como uma plataforma aberta, com tecnologia SmartThings. Mas nem tudo circulou à volta destes novos desafios, pois as atenções foram dividias pelas novas TVs SUHD curvas sem moldura com Samsung Suhd Quantum Dot Display, o frigorifico conectado Family Hub, o seu novo smartwatch Gear S2 Premium e um tablet com sistema operativo Windows com um ecrã de grandes dimensões, o Galaxy TabPro S.
“A Samsung tem vindo a trabalhar continuamente para ajudar as pessoas a conseguir um dia-a-dia vivido de forma mais inteligente, e este ano damos um enorme passo em frente com o nosso abrangente conjunto de produtos e serviços preparados para a IoT”, disse Tim Baxter, Presidente e Chief Operating Officer da Samsung Electronics America. “Vamos continuar a olhar para a qualidade de vida dos nossos consumidores avaliando as suas necessidades e reforçando o nosso ecossistema”.
Design curvo
O Samsung Suhd Quantum Dot Display (SSQDD) significa que os novos TVs apresentam pela primeira vez um design curvo sem moldura e com o primeiro ecrã sem cádmio com Quantum dot Color de 10-bit. Como futuro da tecnologia de ecrãs, o SSQDD converte a luz em quase todas as cores no espectro visível sem qualquer distorção ou compromisso no que respeita ao nível de luminosidade.
Este ano, todas as TVs SUHD da Samsung irão oferecer aos consumidores um elevado alcance dinâmico (HDR – high dynamic range), com um mínimo de 1.000 nit HDR para um elevado nível de contraste entre imagens muito claras e muito escuras. A nova tecnologia Ultra Black (ultra preto) reduz ainda o nível de reflexo de luz, trabalhando ainda mais a qualidade de imagem com um efeito de brilho intenso reduzido.
Concebidas tendo por base o sistema operativo (SO) Tizen, as TVs SUHD de 2016 da Samsung tornam fácil aos consumidores descobrirem e acederem a todo o seu conteúdo e serviços favoritos, desde programas de TV a filmes a jogos e informação sobre séries, tudo no mesmo local. As novas Samsung Smart TV eliminam a necessidade de utilização de vários comandos à distância, pois reconhecem automaticamente e sem instalações o tipo de set-top box (descodificador), consola de jogos, caixa OTT (over-the-top) ou sistema de entretenimento em casa que está ligado à TV.
Todas as TVs SUHD 2016 da Samsung contam com tecnologia de hub (núcleo) IoT, desenvolvida pela marca com a SmartThings. A televisão pode ligar-se e controlar mais de 200 equipamentos compatíveis com a tecnologia SmartThings – quer seja para ver quem está a tocar à campainha, para trancar as portas ou para desligar as luzes – tudo a partir da TV.
A empresa revelou ainda as mais recentes novidades da sua linha de produtos de áudio, incluindo a Soundbar HW-K950, a primeira solução da Samsung com Dolby Atmos, e a primeira soundbar da indústria a incluir duas colunas traseiras sem fios com suporte para Dolby Atmos num sistema com 5.1.4 canais.
A Samsung deu ainda a conhecer o primeiro leitor de Blu-ray Ultra HD. Compatível com HDR, oferece quatro vezes mais resolução e 64 vezes melhor expressão de cores que os leitores Blu-ray convencionais da marca.
Frigorífico táctil
A Samsung mostrou na CES o novo frigorífico Family Hub, uma nova categoria electrodomésticos com tecnologia IoT que ajuda as famílias a ligarem-se à redes, e que faculta novas formas de gerir e comprar alimentos e de preparar pratos. Conta com um ecrã táctil LCD Full HD de 21,5” que se assume como um ponto central de comando e que combina um poderoso desempenho com tecnologia inovadora num frigorífico.
Entre as principais funcionalidades no Family Hub, destaque para:
- Novidades na gestão dos alimentos: As três câmaras embutidas tiram uma foto do interior do frigorífico de cada vez que a porta é fechada para que os consumidores possam sempre verificar no smartphone que alimentos têm em casa. A Samsung estabeleceu uma parceria com a MasterCard para oferecer uma invejável experiência de compras online através do Family Hub. Usando a app no ecrã táctil do frigorífico, os consumidores podem facilmente procurar e comprar itens de vários retalhistas diretamente da sua cozinha num processo finalizado num simples checkout (processo de finalização) que aceita cartões de crédito e débito emitidos nos Estados Unidos da América.
- Centro de comunicações da Família: O Samsung Family Hub permite que os membros da família escrevam notas, publiquem fotografias, partilhem calendários e trabalhos directamente no ecrã táctil do frigorífico, ou usando o smartphone, caso não se encontrem em casa.
- Com suporte para tecnologia IoT: Como um equipamento conectado, o Family Hub é ainda uma plataforma verdadeiramente dinâmica e em constante evolução que aproveita na plenitude todas as potencialidades dos serviços de IoT da Samsung. Por exemplo, os consumidores poderão verificar se as portas de casa estão trancadas e desligar as luzes directamente no painel do Family Hub.
- Entretenimento conectado: Com as colunas estéreo embutidas no Family Hub, os utilizadores podem usar os seus serviços de música preferidos através de streaming (transmissão em directo), assim como ver o conteúdo da sua Samsung Smart TVs directamente no ecrã táctil. É ainda possível ligar as suas colunas Bluetooth.
Quebrar barreiras na produtividade móvel e na tecnologia Wearable
Na conferência de imprensa da CES, a Samsung apresentou ainda o Gear S2 clássico em duas novas e únicas variantes de cor – Ouro Rosa e Platina – para um design clássico e intemporal.
O Gear S2 vai oferecer uma funcionalidade de pagamento móvel com o Samsung Pay (disponível nos E.U.A. em 2016) e irá aumentar a sua compatibilidade com dispositivos equipados com o sistema operativo iOS para alargar a acessibilidade a um amplo espectro de utilizadores de equipamentos móveis.
Para uma experiência mais pessoal e personalizada, a Samsung está ainda a expandir a sua linha de opções de braceletes e de mostradores. A empresa estabeleceu uma parceria com designers exclusivos, como por exemplo a Colombo, para disponibilizar braceletes premium para o Gear S2 e lançar mostradores criativos e divertidos, incluindo alguns com conhecidos personagens do filme Peanuts e outros com trabalhos artísticos de nomes como Keith Haring, Jean-Michael Basquiat, Jeremyville e Burton Morris.
A Samsung aproveitou para anunciar a disponibilidade de um generoso conjunto de apps adicionais – da eBay, ESPN, Uber, Voxer, entre outras – tanto para o Gear S2 como para o Gear S2 clássico.
Além disso, a empresa revelou uma nova categoria de produto com a apresentação do seu Galaxy TabPro S, um tablet premium de formato elegante e leve. A capa com um teclado completo integrado, que acompanha o dispositivo, contribui ainda mais para a experiência de utilização. A dobradiça flexível do teclado permite uma óptima visualização, de um duplo ângulo, para uma reprodução de imagem extremamente nítida em qualquer circunstância.
O Galaxy TabPro S expande a tecnologia avançada da Samsung ao sistema operativo Windows facultando o primeiro ecrã Super AMOLED para Windows, assim como outras funcionalidades principais, como o carregamento rápido para uma autonomia de até 10,5 horas. Para o ajudar na sua produtividade, o Galaxy TabPro S é também compatível com um adaptador multiportas e com a Bluetooth Pen.








