Na semana passada aconteceu a grande festa da sul-coreana Samsung e, no meio de muitos e interessantes lançamentos, a nova gama de câmaras fotográficas NX (com lentes amovíveis e a série de topo da marca) foi actriz num dos momentos mais altos da noite.

A nova Galaxy NX é a primeira câmara do género a incorporar o sistema operativo Android 4.2 Jellybean e todas as suas vantagens. Isto já acontecia no “ensaio” que foi a Galaxy Cam com a qual ainda consegui ter algum contacto, mas esta NX eleva a fasquia qualitativa com um sensor de 20,3 Megapixels APS-C e um sistema híbrido de focagem automática. Está também equipada com Wi-Fi e 3G/4G LTE.

samsung-galaxy-nx-7

O fantástico e enorme ecrã de 4.8″ HD LCD ocupa a totalidade do painel traseiro e controla todas as funções, pelo tacto, da NX. É estranho não ter botões físicos numa espécie de DSLR, mas a Samsung sabe bem o que propõe com menus fantásticos e um controlo manual sobre a máquina que, mesmo digitalmente, é fácil de gerir e trabalhar.

O coração do “tablet” inclui um processador 1.6 GHz Pega-Q quad-core com 2Gb de Ram, acelerómetro, uma função denominada geomagnetic com proximidade e giroscópio. Tem também 16GB de memória interna mas é expansível até 64Gb através de microSD.

Algumas funções que captam a atenção: os modos Smart Mode e iFunction, entre outros.

Compatível com a já interessante gama de lentes NX, esta nova proposta tem ainda um visor electrónico que pode cativar os mais receosos de um mundo fotográfico sem botões físicos.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *