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A Samsung subiu à sétima posição no relatório anual “Best Global Brands 2014” da Interbrand. Este reconheceu o crescimento global do valor da marca Samsung, designadamente através de iniciativas de marketing criativas e da liderança de mercado continuada quanto aos smartphones.

A Samsung recupera, assim, um lugar face ao registado em 2013, valendo a marca cerca de 35,7 mil milhões de euros, um aumento de 15% face aos 31,1 mil milhões de euros registados em 2013.

A Interbrand refere que a marca Samsung manteve o primeiro lugar no que se refere a vendas no mercado de smartphones. Tal facto dever-se-á ao lançamento de smartphones Premium incluindo os novos Galaxy Samsung Note. É ainda referido que a Samsung começa a marcar o passo nos dispositivos wearables, tais como o Samsung Gear e o Samsung Gear VR, que criaram novos mercados a explorar.

Por outro lado, também as parcerias com várias marcas de moda conhecidas e o patrocínio dos Jogos Olímpicos de Inverno 2014 terão aumentado também o valor da marca junto dos consumidores.

No mercado dos televisores, a marca alargou a sua posição a nível global, completando o oitavo ano consecutivo de crescimento, impulsionada pela introdução do primeiro televisor curvo. A Samsung encontra-se também bem posicionada no mercado Premium dos Electrodmésticos Digitais, com o lançamento de novas linhas de produto, como por exemplo a Chef Collection, as parcerias da marca com Chefs detentores de estrelas Michelin e fabricantes de mobiliário Premium, reforçando, assim, a inovação do Marketing da Samsung.

Para além disso, manteve também a sua posição no segmento dos dispositivos de memória, lugar que ocupa há já 21 anos devido à solidez do seu desenvolvimento tecnológica e às suas iniciativas de marketing com foco no consumidor.

A Samsung considera que conseguiu aumentar o valor da sua marca, criando um ideal comum para toda a empresa: “A acelerar descobertas e possibilidades”, e tornando-o real com vários programas orientados para o consumidor. Exemplo disso foi a campanha “Launching People”, que chegou a mais de 100 milhões de pessoas de todo o mundo.

“Queremos continuar com os nossos esforços para nos tornarmos numa marca aspiracional, através de ideias e tecnologias inovadoras que ofereçam novas experiências e otimizem a vida dos consumidores”, referiu SP Kim, Director de Marketing da Samsung.

A Samsung entrou pela primeira vez no top 20 da Interbrand em 2009, e chegou ao top 10 em 2012 – apenas 3 anos depois.

Ano20042005200620072008200920102011201220132014
Posição 2120202121191917987
Valor da Marca98,58117,44126,94132,36138,88137,62153,10184,05258,36311,15357,10

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

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