
A Tamron anuncia objectiva de zoom standard de grande abertura para o sistema de baioneta Nikon Z.
A Tamron, fabricante líder de óticas para diversas aplicações distribuído em Portugal pela Robisa, anuncia o lançamento da 28-75mm F/2.8 Di III VXD G2 (Modelo A063), uma objetiva de zoom standard de grande abertura para câmaras full-frame mirrorless com baioneta Nikon Z, a 18 de abril de 2024[1].
A 28-75mm F2.8 G2 é compacta e fácil de utilizar, mas tem um excelente desempenho ótico e é compatível com as mais recentes câmaras digitais com uma resolução de pixéis cada vez mais elevada. A unidade AF utiliza um mecanismo de focagem com motor linear VXD (Voice-coil eXtreme-torque Drive) rápido, altamente preciso e silencioso. A objetiva também se destaca na captação de grandes planos, alcançando uma MOD (distância mínima do objeto) de 0,18 m na extremidade grande angular e um rácio de ampliação máxima de 1:2,7. Além disso, o design da objetiva tem em consideração a facilidade de utilização, incluindo um revestimento com excelente resistência a riscos no corpo da objetiva e um anel de focagem em borracha para uma aderência confortável e segura, entre outras características.
A Tamron foi pioneira na categoria de objetivas compactas com zoom standard de grande abertura para modelos mirrorless. Agora, a 28-75mm F2.8 G2 estará disponível para a baioneta Nikon Z como a objetiva ideal para o dia a dia dos utilizadores de câmaras mirrorless full-frame da Nikon.
Características principais
- A melhor qualidade de imagem na classe das objetivas com zoom standard
O novo zoom tira partido dos mais recentes conhecimentos de design e inclui uma construção ótica com 17 elementos em 15 grupos. Dois elementos de lente LD (baixa dispersão) e GM (asférica moldada em vidro) dispostos de forma otimizada controlam as aberrações óticas ao mais alto nível. A objetiva proporciona um desempenho de alta resolução de margem a margem e de canto a canto ao longo de toda a gama de zoom, mesmo com uma abertura total. Além disso, o efeito de bokeh suave, bonito e redondo que pode ser obtido com uma objetiva de grande abertura acrescenta uma dimensão distinta, especialmente aos retratos. O tamanho compacto global e o elevado desempenho podem ser utilizados de forma vantajosa com câmaras mirrorless de classe superior e de resolução ultraelevada. - Motor linear VXD rápido e silencioso para uma focagem automática de alta velocidade e elevada precisão
O sistema de acionamento AF emprega o mecanismo de focagem com motor linear VXD da Tamron. O AF de alta velocidade e alta precisão é extremamente reativo e proporciona um desempenho de focagem fiável e preciso de MOD a infinito, apesar da grande abertura de f/2.8. A objetiva proporciona um excelente seguimento da focagem de objetos em movimento, para que esteja sempre pronto para movimentos rápidos. Além disso, o motor de focagem é silencioso, pelo que é ideal para captar imagens fixas e vídeo em situações que exijam baixo ruído. - Leve e compacta
A 28-75 mm F2.8 G2 é uma objetiva de zoom standard de grande abertura com um design notavelmente compacto e leve, com apenas 119,8 mm de comprimento. O diâmetro máximo é de 75,8 mm e pesa apenas 550 g. O tamanho do filtro é de 67 mm. Com um tamanho que é fácil de transportar e um peso leve que é adequado para fotografar com a mão durante longos períodos, a 28-75mm F2.8 G2 irá certamente tornar-se a sua objetiva favorita para viagens, fotografia de rua, utilização diária e oportunidades fotográficas espontâneas.
- MOD de 0,18 m na extremidade grande angular e um rácio de ampliação máximo de 1:2,7 para grandes planos criativos
A 28-75mm F2.8 G2 possui um MOD de 0,18 m na extremidade grande angular. A distância de operação diminui para cerca de 4,4 cm quando utilizada em MOD. Uma vez que o rácio de ampliação máximo é de 1:2,7, pode aproximar-se do seu motivo para fotografias macro, permitindo um impacto visual poderoso com o sujeito posicionado em grande no enquadramento, mantendo uma visão ampla do fundo. - A Tamron Lens Utility™ expande as possibilidades de fotografia e gravação de vídeo
A 28-75mm F2.8 G2 é compatível com o software dedicado Tamron Lens Utility, desenvolvido internamente pela Tamron, que permite aos utilizadores atualizar facilmente a objetiva para o firmware mais recente sem passar pela câmara[2], e inclui funções para suportar operações de focagem e outras ações ao captar imagens fixas ou vídeo. Ao utilizar uma vasta gama de funções3, os utilizadores podem expandir a amplitude da expressão em imagens fixas e vídeo. Por exemplo, a Focagem A-B permite aos utilizadores limitar a focagem a dois pontos de focagem pré-selecionados, mudando a focagem de um motivo para o outro com apenas um clique no botão de definição da focagem. Os utilizadores também podem escolher entre Linear e Não Linear, o que afeta a forma como a focagem muda durante a focagem manual. - Design geral da objetiva melhorado para um funcionamento fácil
Cada parte individual da objetiva foi cuidadosamente analisada, até aos mais pequenos detalhes, resultando num design melhorado que otimiza a operação e a ergonomia. A superfície exterior da lente é preta brilhante. A resistência à abrasão melhorada torna o corpo da objetiva mais difícil de riscar e resiste às impressões digitais. Além disso, o desempenho da aderência foi melhorado. A superfície elegante e suavemente curvada do anel da marca cria uma aparência digna com um design que significa beleza funcional e alta qualidade.
- A construção resistente à humidade e o revestimento de fluoreto proporcionam uma proteção extra
Especificações
| Modelo | : A063 | ||
| Distância focal | : 28-75mm | ||
| Abertura máxima | : F2.8 | ||
| Ângulo de visão (diagonal) | : 75゜23′- 32゜11′ (para o formato full-frame mirrorless) | ||
| Construção ótica | : 17 elementos em 15 grupos | ||
| Distância mínima do objeto | : 0,18 m (GRANDE ANGULAR), 0,38 m (TELE) | ||
| Relação de ampliação máxima | : 1:2,7 (GRANDE ANGULAR) / 1:4,1 (TELE) | ||
| Tamanho do filtro | : φ67 mm | ||
| Diâmetro máximo | : φ75,8 mm | ||
| Comprimento* | : 119,8 mm | ||
| Peso | : 550 g | ||
| Lâminas** | : 9 (diafragma circular) | ||
| Abertura mínima | : F22 | ||
| Acessórios standard | : Para-sol para objetiva, tampas de objetiva | ||
| Baioneta | : Nikon Z |
* O comprimento é a distância entre a extremidade frontal da objetiva e a superfície da baioneta.
** O diafragma circular permanece quase perfeitamente circular até dois passos abaixo da abertura máxima.
As especificações, o aspeto, a funcionalidade, etc. estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Disponibilidade
Distribuída em Portugal pela Robisa, a Tamron 28-75mm F/2.8 Di III VXD G2 (Modelo A063) tem lançamento agendado para 18 de abril de 2024 com um PVP de 950 euros.




