c.i.:
A NEC Corporation desenvolveu a primeira tecnologia que permite uma medição de tensão arterial com elevada precisão, através de uma aplicação reduzida de pressão (stresse).
Esta nova tecnologia proporciona a medição da tensão arterial com elevada precisão, suscetível de utilização médica, enquanto elimina a necessidade da aplicação de uma pressão sobre o braço superior à pressão arterial sistólica, que é essencial quando se mede a tensão pela forma convencional. Isto é conseguido através da análise da forma de onda do ritmo cardíaco do paciente e da previsão das mudanças no fluxo sanguíneo. Adicionalmente, além de reduzir o tamanho das mangas (sacos infláveis) utilizadas na medição da tensão arterial, a NEC incorporou também, na mesma unidade, os mecanismos que funcionam separadamente das mangas utilizadas no braço, tais como a bomba e a fonte de alimentação.
Trabalhando em conjunto com o Professor Osamu Tochikubo da Escola de Medicina da Universidade da Cidade de Yokohama, a NEC desenvolveu uma tecnologia de medição da pressão arterial utilizando uma pressão reduzida, capaz de fazer a medição da pressão arterial com elevada precisão. Isto é feito através da utilização de um algoritmo inovador que estima a mudança do fluxo sanguíneo com uma aplicação de pressão sobre o braço que é suficientemente reduzida para não bloquear o fluxo sanguíneo. Isto permite que o dispositivo para a medição da pressão arterial seja facilmente usado durante o dia com o objetivo de registar periodicamente a tensão arterial.
«Com esta tecnologia, a NEC tornou possível a obtenção de medições da tensão arterial durante todo o dia, incluindo no trabalho, no lazer e nas horas de sono, sem sobrecarregar os pacientes com a pressão constritiva e dispositivos incómodos,» afirmou Yuichi Nakamura, Diretor Geral da Green Platform Research Laboratories, da NEC Corporation.









