Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Trifle de Bolo de Baunilha com Pêssegos

João Gata por João Gata
Agosto 12, 2015
Share on FacebookShare on Twitter

 11

O Pessegueiro, pertencente à família das Rosáceas é originário da China e o seu cultivo remonta há mais de 2000 anos. Foi trazido do Médio Oriente para a Pérsia, e mais tarde foi introduzido na Europa.

Em Portugal existem diversas variedades de pêssegos (paraguaio, royal glory, nectarinas…), podendo estes ser agrupados em duas grandes categorias:

  • Pêssegos de polpa branca
  • Pêssegos de polpa amarela

No que respeita às variedades podem ser:

  • “Freestone”, nestes a polpa solta-se com facilidade do caroço
  • “Clingstone”, é uma variedade mais dura onde a polpa não se solta com tanta facilidade do caroço.

Assim, o pêssego, dependendo da variedade, pode ter forma redonda ou oval, casca com ou sem pilosidade  pode variar entre as tonalidades amarela e vermelha. A polpa é suculenta e de cor amarela, branca ou avermelhada.

Curiosidade: Em Portugal, cerca de 95% dos pêssegos produzidos possuem polpa amarela. Em relação à cor da epiderme, os frutos de coloração vermelha são melhor aceites e mais valorizados pelo consumidor.

O Pêssego é um fruto muito versátil, podendo ser utilizado para guarnecer carnes, bebidas, sobremesas e até fabricar compotas. Neste caso escolhemos uma sobremesa simples e fácil de elaborar, óptima para festas, fresca e agradável para o verão e muito económica; Trifle de Bolo de Baunilha com Pêssegos.

 12         

RECEITA

Ingredientes:

 

Trifle

  • 450g de bolo (podem ser restos de bolo seco ou um bolo de compra, normalmente nestes casos utilizamos um bolo do Lidl)
  • 400g de iogurte grego
  • 3 c. (sopa) de açúcar
  • 50ml de licor beirão
  • 6 pêssegos frescos (pode ser feito com pêssego em calda, neste caso a calda substitui o sumo das laranjas)
  • 4 laranjas
  • Chocolate granulado

 

13

Custard

  • 1lt de leite
  • 65g de pó de custard
  • 85g de manteiga sem sal
  • 6 c. (sopa) açúcar
  • 1/2 pau de canela
  • casca de 1/2 limão

 

Modo de Preparação:

 Custard

Comece por preparar o custard pois este tem que arrefecer.

Assim, misture o pó com o açúcar e mexa muito bem para envolver os dois ingredientes de forma homogénea.

Junte ao preparado o leite, vá deitando aos poucos de cada vez para dissolver bem a mistura. Depois do leite todo adicionado junte os restantes ingredientes e leve a lume brando. Vá mexendo sempre, caso contrário vai fazer grumos o que não queremos que aconteça, deixe ferver 3 minutos e desligue o lume, está pronto.

Preparar o Trifle

Coloque o bolo cortado aos quadrados numa taça de vidro. Regue com o sumo de 2 laranjas e o licor beirão. Deixe descansar.

Enquanto isso, descasque os pêssegos e corte-os aos bocados e descasque as restantes 2 laranjas e corte-as em gomos retirando a parte branca.

14

18

Cubra o bolo com o custard e em seguida coloque a fruta, por fim o iogurte previamente misturado com o açúcar.

Leve ao frio até ao momento de servir, nessa altura decore com o chocolate granulado.

 16

Dica: quando se faz Trifle para uma festa com várias pessoas o mais fácil é fazer numa taça grande, em quantidade suficiente para todos pois é mais rápido e simples. No entanto se quiser fazer esta sobremesa para poucas pessoas (máximo 6) aconselhamos a fazer em taças pois fica com um aspecto mais cuidado e elegante.

17

Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas

 

 

 

Tags: Trifle de Bolo de Baunilha com Pêssegos
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo

Abram alas para o 3Dvarius, um "Stradivarus" impresso em 3D

Recomendados.

Robot Lego

Aprender mecânica, força, grip, geometria e tudo com um robot Lego

Janeiro 5, 2021
Hama hub USB-C

Hama lança hub USB-C acessível com HDMI e Ethernet gigabit

Abril 26, 2023

Tendências.

No Content Available

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata