As redes sociais vieram para ficar e, por muito que mudem de anos a anos, são um excelente veículo pessoal e cada vez mais… profissional.
Conheço algumas empresas que começaram timidamente no Facebook para hoje serem orgulhosas agências de produtos que conseguem tornear esta medonha crise. Se as redes sociais ajudaram? Não só o fizeram como continuam a dar alento e visibilidade.
Logicamente que o mundo empresarial percebe que o custo, a médio e longo prazo, sai mais caro que o previsto, principalmente agora em que é cada vez mais obrigatório gastar dinheiro para conseguir um certo número de hits (ou visibilidade) na mãe de todas as redes, mas esse é um pau de dois bicos e também pode acontecer um declínio muito rápido exactamente por causa do famoso algoritmo que provoca uma hecatombe (cerca de 90%) na nossa tão especial presença.
Antevendo as necessidades de um mercado cada vez mais ávido em estar próximo dos seus clientes, surge agora uma rede social especializada para juntar todos os promotores, empreendedores, profissionais e investidores sob a designação wePinch.
Perguntam, e bem, se esse espaço não está preenchido com outras, principalmente a Linkedin. Sim, é um facto. Então quais as mais valias da wePinch?
A wePinch quer beliscar em vez de ‘pokar’. É assim que pretende chamar a atenção para o trabalho colaborativo, juntando num mesmo espaço todo o entusiasmo das startups, juntando todo o tipo de novos projectos e negócios que precisam de profissionais e investidores.
“Nenhum pequeno negócio cresce ou sobrevive sem as pessoas certas e sem os recursos financeiros necessários. Queremos que neste espaço, as mais de 30.000 empresas que foram criadas este ano em Portugal possam encontrar as suas equipas e os seus investidores”, explica a fundadora deste projeto, Andreia Onofre.
Tal como em outras redes, os investidores podem observar esta “colmeia” criativa que pode juntar profissionais de várias áreas de uma forma mais rápida.
A empresa explica o funcionamento:
A rede disponibiliza duas ferramentas que favorecem a pesquisa e geo-referênciação de projectos e profissionais:
– O Pro Match permite aos empreendedores, pesquisar e encontrar os profissionais com as qualificações específicas para colaborarem nos seus projectos ou na criação de empresas. Por exemplo, um designer em Lisboa e um programador em Singapura.
– O Project Finder permite aos profissionais encontrarem os projectos com os quais se identificam.
Além disso, tem ainda as seguintes funcionalidades:
– A beliscadela: Com o botão “Beliscar” os empreendedores (Starters) podem chamar a atenção dos profissionais (Pros) para irem conhecer os seus projectos.
– Aprovs (Aprovar projecto) – No wePinch os utilizadores podem aprovar os projectos de que mais gostam. É uma espécie de “Like” que faz saltar imediatamente os projectos com mais Aprovs para a homepage do wePinch e para o top dos projectos mais aprovados por toda a comunidade.
– Convidar: O botão convidar permite a cada empreendedor (Starter) convidar profissionais para colaborarem no seu projecto.
– Participar: Os profissionais podem, quando encontram um projecto com o qual simpatizam, demonstrar interesse para integrarem a equipa do projecto com um simples “Quero Participar”.
– Investir: Os investidores também podem manifestar interesse em investir nos projectos através do botão “Quero Investir”.
– Criar Anúncio: Os empreendedores podem criar anúncios para recrutarem profissionais para funções específicas nos seus projectos. Ao criarem um anúncio recebem automaticamente sugestões do sistema com perfis de profissionais que correspondem ao anúncio criado.
Para os profissionais, o wePinch permite ainda, por exemplo, importar o perfil directamente do Linkedin, facilitando o processo.
O wePinch é dirigido a quem tem ideias e a quem quer fazer parte de projectos maiores, capazes de criar valor para todas as partes. Ao permitir a colaboração de todos, esta rede social será capaz de estimular um eco-sistema de projectos online que poderão estar na génese de micro e pequenas empresas e, quem sabe, das mais icónicas startups do futuro.
Portugal, tal como a maioria dos países europeus, tem tido nos últimos anos um eco-sistema crescente de jovens empresários que, através de diferentes organizações de promoção de criação de startups, têm conseguido criar centenas de empresas, algumas delas com bastante sucesso. Porém, esse eco-sistema tem acontecido de forma isolada e em espaços físicos ou eventos.
O projecto foi concebido e idealizado por Andreia Onofre e desenvolvido e implementado pela empresa portuguesa Sales Engine Online, incubadora desta inovadora iniciativa.
A Sales Engine Online (SEO) desenvolve soluções digitais e de marketing online, gerindo campanhas em mais de 24 países de todo o mundo. De uma startup em Lisboa há quatro anos, a SEO passou para uma empresa global de marketing de performance, com escritórios em Madrid, São Paulo, Bucareste, Bogotá e Luanda e cerca de 40 colaboradores.
“O wePinch pretende contribuir para que se gere online um ambiente fervilhante de projetos e inovação, bases do fortalecimento do tecido socioeconómico nacional, mas terá um futuro promissor a nível internacional, para onde rapidamente se estenderá”, explica Andreia Onofre.