A primeira grande actualização para o recente Windows 8 está, finalmente, ao alcance de um download gratuito online a partir da Loja Windows (Windows Store) e nas grandes cadeias de retalho, que em Portugal incluem as lojas Fnac, Staples e Worten. Nestas lojas estará disponível nos novos computadores e tablets, bem como em caixa.
De acordo com Rita Santos, Gestora do Windows na Microsoft Portugal, “o novo Windows 8.1 oferece uma experiência altamente personalizada. A navegação é mais fluida e rápida: o ambiente familiar do desktop coexiste com o ambiente das novas aplicações pensadas para a utilização táctil e reúne o melhor dos dois mundos, combinando produtividade e entretenimento no mesmo dispositivo”.
O Windows 8.1 está disponível no retalho a partir de amanhã, dia 18 de Outubro, em duas versões: o Windows 8.1 e o Windows 8.1 Pro, à semelhança da primeira versão do sistema operativo apresentada em Outubro de 2012, estando também disponível para download gratuito online na Loja Windows para os utilizadores que já possuem Windows 8 instalado.
Windows 8.1 e Pro
Além de uma experiência de utilização mais personalizada e fluida, com ligação à cloud através do Skydrive, o novo Windows inclui ainda novas e melhores opções de pesquisa no Bing, com uma navegação perfeita para o Internet Explorer 11, novas aplicações e uma experiência de interação otimizada com a Loja Windows. Esta tem agora sugestões personalizadas, novidades e top de downloads, permitindo uma melhor descoberta do universo das aplicações Windows 8. O Windows 8.1 Pro é uma versão para as pequenas e médias empresas ou para utilizadores mais exigentes, com funcionalidades de integração em rede e encriptação de discos para proteção de dados confidenciais (bitlocker).
Windows 8.1 Enterprise
A partir de amanhã está também disponível para download a versão final do novo Windows para clientes empresariais, criada para garantir uma maior mobilidade, integração de dispositivos pessoais em redes corporativas, melhores níveis de segurança e processos de gestão e virtualização. O novo Windows aumenta assim a capacidade de resposta aos desafios atuais dos negócios.
Entre as funcionalidades destacam-se: Windows to Go – os departamentos de IT podem criar um ambiente Windows 8.1 totalmente gerível, a partir de um dispositivo USB externo. Start Screen Control – os departamentos de IT podem também controlar o layout do start screen nos vários dispositivos da organização, assegurando o acesso fácil às principais aplicações e garantir a uniformização entre grupos de trabalho ou na empresa; Direct Access – os utilizadores podem aceder remotamente a conteúdos dentro da rede corporativa, com grande facilidade; Virtual Desktop Insfraestructure (VDI) – os utilizadores podem aproveitar, a partir de qualquer dispositivo, uma experiência de utilização Windows 8.1, recorrendo a cenários de virtualização. É possível a utilização de gráficos 3D, de periféricos USB e dispositivos táteis através de qualquer tipo de rede.








