Táxis britânicos preparam-se para responder da melhor maneira às Ubers da vida: melhorar o serviço pensando no futuro e na qualidade de vida da cidade.
Não é só em Portugal que existe a guerra entre motoristas de táxi contra Uberistas e similares. Em Inglaterra ela também se dá, embora sem os confrontos apenas ridículos a que temos vindo a assistir, por exemplo, em Lisboa. Ele há uma ou outra razão, sendo que a primordial é o profissionalismo de quem serve o cliente.
É mais difícil conseguir obter a licença para se guiar um black cab em inglaterra do que concluir o curso de direito em qualquer universidade lusa. Os exames são implacáveis, o conhecimento do mapa (imagine-se Londres) é obrigatório e a limpeza do veículo apenas um dos pontos que vem numa imensa checklist.
Por outro lado, e como é suposto, o cliente que paga tem sempre razão. E este é um dos factores que os motoristas de táxi lisboetas tendem a esquecer ao contrário dos motoristas da Uber e similares.
Felizmente conheço bem Londres e sei algumas artimanhas para me deslocar de A a B, por exemplo, através de MiniCabs, um negócio meio estranho e tanpouco legal, mas que lá vai funcionando como deve ser.
Tudo isto para chegarmos à notícia: para responder de forma séria aos carros eléctricos que a Uber usa em Londres (e já fui transportado em vários durante os eventos), os motoristas de táxi encontraram a fórmula ideal: transportar o icónico Black cab para o Séc. XXI.
Eis então o novo táxi eléctrico, denominado simplesmente por TX. Este passo foi dado pela nova London Electric Vehicle Company (até agora era conhecida por London Taxi Company), uma subsidiária da cada vez mais poderosa Geely.
Os TX têm um motor eléctrico coadjuvado por um tradicional a gasolina, ou seja, é um híbrido, mas cuja tecnologia eCity garante 112 km com uma carga para depois, quando acaba, conseguir percorrer mais 643 km com o memso depósito. É obra!
Têm também WiFi e fichas de carregamento para telemóveis e afins, e até contam com uma plataforma pensada para transportar clientes em cadeiras de rodas.
Um novo TX custará cerca de 53.000€, mas garantirá uma poupança efectiva de quase 500€ na conta mensal de combustível.
É só fazer as contas… e tentar meter na cabeça dos motoristas de táxi portugueses que este é o óbvio caminho a percorrer. Isso e verdadeiros profissionais encartados com licença em nome próprio.