Já tinha visto e apreciado as linhas da Smartmi Standing Fan 3, a ventoinha mais estilosa do momento em catálogos e até numa montra. Cheguei a entrar numa loja para lhe tocar, perceber as curvas, o toque e as subtilezas. Percebi-lhe logo aí que me poderia deixar encantar por ela, porque me pareceu sofisticada mas simples, bem desenhada mas eficaz. Terá sido amor à primeira vista? Tinha de experimentar.

Não se iludam, feliz ou infelizmente, descrevo uma ventoinha de chão. Sim, apenas isto, uma coisa útil no Verão para resfriar o ambiente e mesmo durante o inverno para arejar espaços.

Análise à Smartmi Standing Fan 3 - Xá das 5

A diferença da Smartmi Standing Fan 3

A Smartmi tem toda uma linha de produtos e equipamentos que servem o mais moderno lifestyle. Desde bicicletas eléctricas a máquinas de barbear, sebentas digitais a iluminação led, parece que tudo existe neste moderno templo de consumo.

E lá pelo meio, encontramos as ventoinhas, uma delas de pé (daí a designação “Floor Fan” ou, neste caso, Standing Fan) que hoje vos trago em jeito de análise.

Vem num caixote, necessita de montagem, mas a coisa faz-se em cinco minutos… bom, talvez 10, para ficar tudo impecável.

Análise à Smartmi Standing Fan 3 - Xá das 5

As partes de um todo

A Fan 3 tem uma base de metal, um tubo, uma rosca que os aperta (com a ajuda de uma ferramenta em L), a grelha, o conjunto de sete pás, a tampa traseira, duas roscas para prender tudo e um ligeiro click na própria grelha para prender o conjunto.

Como acessório traz um cabo AC para ligar à corrente e recarregar a bateria interna e um pequeno comando muito simples com dois botões. E é isto, salvo erro.

Análise à Smartmi Standing Fan 3 - Xá das 5

A estrutura e os materiais

Tudo assim explicado faz transparecer que o conjunto é demasiado simples e frágil e, confesso, essa ideia passa por nós até à primeira utilização, pois o conjunto montado é muito leve para quem sempre se habituou aos mamarrachos que polulam e fazem barulho em muitas casas e vidas.

Mas na verdade, o tubo de alumínio, que é afinal a estrutura central da Fan 3 e que lhe dá a altura que pretendemos, não vai dobrar. A combinação do seu metal acetinado com todas as outras partes em branco fica elegante e pode ser colocado em qualquer local de uma habitação ou escritório que não destoa. Tudo parece demasiado simples e bonito para ser agradável.

Ver como sincronizar comando com ventilador

O funcionamento

Foi aqui que recomeçou o meu enamoramento. O tubo central tem um pequeno ecrã com leds (e simbologia) que nos explica o que está a acontecer. Mas até isso podemos desligar para não afectar o sono, por exemplo.

A Smartmi Fan3 trabalha de forma tão silenciosa que apenas a partir do terceiro nível de força (sendo o quarto o mais forte) se começa a fazer ouvir. De notar também que existe uma espécie de “esterilização” do ar que empurra para não afectar o ambiente, o que se compreende ao comparar com modelos antigos, com lâminas de ferro cheias de poeiras e ferrugem.

IONIZADOR é um gerador de iões de carga negativa que ajuda a purificar o ar do ambiente, já que é capaz de apaziguar partículas com carga positiva como pó, bactérias, pólen e outros alergénios ou substâncias suspensas no ar.

Existe um botão traseiro para bloquear a rotação lateral da ventoinha, mas todo o conjunto pode ser posicionado à mão para os lados e cima ou baixo, até conseguirmos o ponto perfeito. O botão superior liga/desliga e “dá-lhe gás”.

No botão central do comando vemos uma folha desenhada o que representa uma outra forma de funcionamento, denominada “Natural Breeze”, que automaticamente vai escolhendo maior ou menor velocidade para manter a mesma temperatura e criar um efeito natural, como se estivéssemos numa esplanada. Ops, num rooftop.

Tudo isto parece demasiada função para apenas um comando e dois botões e, na verdade, é necessário baixar o aplicativo da marca para termos acesso a todo o menu de degustação.

Análise à Smartmi Standing Fan 3 - Xá das 5

A App Mi Home (Android e iOS)

Pois bem, em primeiro lugar há que emparelhar por Bluetooth a Fan 3 no nosso equipamento móvel. Não é fácil este passo, pois o sistema terá de usar a nossa própria rede WiFi. Isto pode confundir alguns clientes mas, se tiverem paciência e lerem o manual, é caso típico quando se compra coisas smart e IOT lá para casa. O Bluetooth é LTE, ou seja, consome pouca energia, e de repente, no ecrã do telemóvel ou tablet, abre-se um conjunto de possibilidades que nos mostram a real capacidade da Fan 3.

COMANDO REMOTO compatível com Google Home Assistant e Alexa para um controlo do seu aparelho muito mais cómodo através da voz.

Agora é escolher: ângulos, velocidade, nível da luminosidade do ecrã físico no stand, modo Sono, temporizador e alarmes. Tudo simples, muito prático e objectivo. Parabéns a quem desenhou o conceito.

Análise à Smartmi Standing Fan 3 - Xá das 5

Conclusão

Fiquei rendido à Smartmi Fan 3 nesta solução de pé alto (existem outras opções), em primeiro lugar porque é realmente hitech e muito elegante, em segundo porque tem todas as operações necessárias para uma ventoinha e em terceiro, para mim o mais importante, a suavidade e o silêncio de operação.

Existe ainda outra grande vantagem devido à bateria de ião de lítio com 33,6Wh que garante até 16 horas de funcionamento sem fio nas velocidades mais baixas. E comprovei esse facto.

Por último, e devido a pesar apenas 3,5 kg, é fantástico poder transportá-la e colocá-la no local onde realmente faz falta. Todos os dias viajava do quarto para a sala que agora é escritório e realmente ajudou nos dias mais quentes.

O purificador Smartmi é um sucesso de vendas

Infelizmente, tudo isto não sai barato e compreende-se. Há muita tecnologia envolvida, o design é soberbo, a qualidade de funcionamento excedeu todas as minhas melhores expectativas, mas não é para todos os bolsos, o que é uma pena, pois esta Fan 3 devia estar em todo o lado e em todas as casas.

Esta é a minha única crítica negativa em relação a todo o pack, visto que fiquei apaixonado e foi um momento triste ter de vê-la partir na sua caixa de cartão, abanando um lenço branco até deixar de ver a transportadora ao virar a esquina.

fan 3 resumo

Preço: 169,90€

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *