A devolo tem mantido uma qualidade assinalável ao longo dos anos e das mudanças técnicas que a sua família de produtos tem conhecido. Se até há pouco tempo, e num repente, o futuro parecia menos risonho, eis que a marca germânica (convém esclarecer este importante ponto) lança dois novos repetidores WiFi de uma assentada, com preços diferentes e até form factors radicamente opostos.

Outrora bem conhecida pela tecnologia powerline, que ainda é a preferencial para muitas situações, eis que para o último terço deste ano a aposta caiu nestas duas unidades.

O que é o WiFi Mesh?

Antes de mais, convém relembrar a própria explicação da marca para a definição desta norma:

O conceito de Wi-Fi mesh pode parecer tecnicamente confuso. Na realidade, por exemplo, o sistema Magic da devolo é particularmente amigo do utilizador e fácil de usar, porque praticamente tudo é executado de forma automática. Isto é visível desde o processo de configuração.

Após os botões WPS no router e no devolo Magic serem premidos, os pontos de acesso sincronizam-se para que o mesmo nome Wi-Fi e palavra-passe sejam suportados em todos os pontos de acesso Wi-Fi.

Assim, sem ter de esperar muito tempo, consegue-se uma rede doméstica mais forte que pode ser convenientemente controlada com a prática aplicação Home Network e proporciona uma melhor experiência online com funções inteligentes.

Quando se utiliza Wi-Fi mesh de última geração da devolo, os dispositivos beneficiam de várias formas no que diz respeito à estabilidade e velocidade:

  • A mudança automática (“steering”) do ponto de acesso e a direção do cliente garantem uma ligação suave. Os pontos de acesso individuais no Wi-Fi mesh asseguram que os dispositivos estão sempre ligados ao ponto de acesso mais forte. Os utilizadores beneficiam disto acima de tudo, por exemplo, quando se deslocam pela sua casa durante uma videochamada.
  • direção da banda consegue um melhor desempenho através do Wi-Fi doméstico. Isto é conseguido através da comutação totalmente automática das ligações de dados entre as bandas de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz – dependendo da banda mais adequada.
  • equidade do tempo de antena (“airtime fairness”), na qualidade de “centro de controlo de tráfego”, assegura a melhor velocidade na “autoestrada” de dados da casa. O Wi-Fi mesh consegue isto ao oferecer aos dispositivos rápidos mais tempo de transmissão (tempo de antena). Assim, os dispositivos lentos e as aplicações menos importantes já não abrandam a transmissão de dados.

E pronto, agora que a matéria foi lembrada, hora para os devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000 e o devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400, este num formato tipo caixa externa, que se pode colocar em qualquer lado, bastando ligar o cabo à corrente.

Os dois chegam ao mercado para melhorar o alcance e a velocidade da internet sem fios e, para consegui-lo, combinam Wi-Fi 6 com funcionalidade mesh inteligente.

Analise aos devolo Wi Fi 6 Repeater 3000 e devolo Wi Fi 6 Repeater 5400 e

Wi-Fi mesh inteligente

Para além das vantagens do Wi-Fi 6, os novos repetidores trazem consigo as funções de mesh inteligente da devolo. O Wi-Fi mesh é uma rede sem fios constituída por múltiplos pontos de acesso, que trabalham em conjunto para criar uma rede doméstica estreitamente interligada.

Desta forma, os novos repetidores da devolo podem assumir os dados de acesso do router simplesmente premindo um botão (função WPS). A vantagem: nenhuma nova palavra-passe Wi-Fi tem de ser guardada nos dispositivos porque todos os hotspots Wi-Fi utilizam o mesmo nome e a mesma palavra-passe.

Visão geral do devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000

devolo Wifi 6 Repeater 3000
devolo Wifi 6 Repeater 3000

– Facilmente instalado com o premir de um botão

– Nova norma Wi-Fi 6

– Wi-Fi mesh para uma rede doméstica sem descontinuidades

– Encriptação WPA3 & WPA2

– Repetidor Wi-Fi para 2,4 e 5 GHz a velocidades de até 3000 Mbps, configuração de antena 2×2 MIMO

– Uma porta gigabit para ligação de dispositivos compatíveis com a rede via cabo Ethernet

– Indicador de sinal de quatro níveis para um posicionamento ideal

– Aplicação gratuita devolo Home Network com assistente de instalação e para configurar a rede doméstica devolo

– Caixa: ficha de parede

– Compatível com todos os routers Wi-Fi e dispositivos Wi-Fi

Visão geral do devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

devolo WiFi 6 Repeater 5400
devolo WiFi 6 Repeater 5400

– Facilmente instalado com o premir de um botão

– Nova norma Wi-Fi 6

– Wi-Fi mesh para uma rede doméstica sem descontinuidades

– Encriptação WPA3 & WPA2

– Repetidor Wi-Fi para 2,4 e 5 GHz a velocidades até 5400 Mbps, configuração de antena 2×2 + 4×4 MIMO

– Duas portas gigabit para ligação de dispositivos compatíveis com a rede via cabo Ethernet

– Indicador de sinal de quatro níveis para um posicionamento ideal

– Aplicação gratuita devolo Home Network com assistente de instalação e para configurar a rede doméstica devolo

– Caixa desktop

– Compatível com todos os routers Wi-Fi e dispositivos Wi-Fi

Análise aos devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000 e devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400
Análise aos devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000 e devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000

O Repeater 3000 liga-se directamente a uma tomada eléctrica. É uma caixa grande, um quanto pesada, portanto convém ter a tomada bem aparafusada à parede e evitar usar extensões ou triplas.

O botão WPS fica colocado do lado direito e há que levar isso em consideração para ter espaço para pressioná-lo quando necessário. A tomada Gigabit Ethernet está colocada por baixo e com acesso muito facilitado.

Para sabermos a quantas andamos, é fácil verificar a força de sinal através dos quatro leds verdes frontais.

Além de funcionar como repetidor, há um modo de ponto de acesso, onde o repetidor Devolo WiFi 6 3000 tem de ser ligado via Ethernet ao router. Isto pode ser útil se quisermos obter um sinal sem fios longe do router.

Depois de ligado, abrimos a app Devolo Home Network no smartphone e damos com um menu que nos permite ver todas as redes activas, quais os dispositivos que lhes estão associados, os que não estão e tudo o mais.

Escolher a rede que já temos em casa para o 3000 servir apenas como repetidor, é muito fácil, bastando premir o botão WPS e esperar que a “linha” fique estável. Mas atenção, aconteceu-me não ser à primeira, o que me obrigou a repetir os passos para conseguir a ambicionada ligação.

Sem este percalço, a instalação é rápida e fácil: se escolhermos o modo Clone, o 3000 replica a palavra-passe e a designação da rede do router para que tudo seja automático. O modo MESH possibilita a conexão com mais extensores da marca para obterem um alcance maior.

Agora um apontamento: devido à minha burrice, a primeira instalação não correu como devia e o que fiz? Pois bem, um reset ao Router da operadora! Acontece que me tinha esquecido, porque já o fiz há anos, que tinha alterado os dados de acesso quando criei contas para convidados e para crianças, também através de redes secundárias devolo permitidas pelas unidades powerline. Acreditem que, durante umas horas, perdi neurónios a tentar entender porque tinha deixado de ter “net” em casa. Enfim, acontece a todos…

Análise aos devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000 e devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

Regressemos ao 3000.
No modo banda cruzada, utiliza os 2,4GHz para comunicar com o router e reserva a gama de frequências de 5GHz para ligações de dispositivos, mas pode ocasionar um estrangulamento de desempenho, pelo que será melhor, consultando algumas opiniões, utilizar o modo in-band com apenas a banda 5GHz para tudo e mais alguma coisa.

Uma coisa é certa: no quarto e na cozinha, onde por vezes até perco o sinal Wifi pois o router está instalado no andar de cima, verifiquei facilmente que o devolo Repeater 3000 aumentava consideravelmente os traços de rede no meu smartphone e, principalmente, consegui utilizar a TV Smart do quarto através de Wifi em vez da ligação Lan que estava a “sacar sinal” do powerline anterior.

As velocidades com repetidor foram, logicamente, muito superiores.

O único problema real do Devolo WiFi 6 Repeater 3000 é, mais uma vez no que respeita aos produtos da marca, o preço. Este paga a qualidade do equipamento, mas pode assustar alguma possível clientela. Mas façam bem as contas porque três anos de garantia também é um dado importante.

Análise aos devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000 e devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

Lançado no mesmo dia que o 3000, o repetidor 5400 é, como o número indica, mais potente, com um formato em caixa tipo desktop que pode ser colocado horizontal ou verticalmente, com as ligações na parte traseira (reset, WPS e duas portas Gigabit Ethernet) e apenas os leds verdes de qualidade de sinal no painel frontal.

O 5400 é ligado à corrente através de um típico carregador, mas só por isto também se percebe que a marca preferiu manter a unidade que aquece fora da caixa, o que parece ser uma boa opção.

O 5400 é compatível com WiFi 6, mas também com 4 e 5 (normas IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax/k/v/r) nos canais 2.4 e 5Ghz. As suas duas portas Ethernet são compatíveis com 10/100/1000 Mbits/s.

O repetidor está equipado com WiFi 6, MIMO multi-utilizador e conectividade até 5400mbits/s (ou seja, uma velocidade teórica de 675MB/s) e funcionalidade MESH, tal como o modelo 3000.

A configuração faz-se pela app Devolo Home Network que detecta o 5400 e cria um wifi ad-hoc para ligar ao smartphone e finalizar a instalação. É simples, mas ainda pode ser mais através do botão WPS, bastando carregá-lo nos dois pontos, router e 5400.

Após este passo, podemos ligar através de cabo o que quisermos ao repetidor ou deixá-lo agir como lhe apetecer.

A grande vantagem do 5400 em relação ao 3000 é, como a designação indica, oferecer mais estabilidade e amplitude de sinal. E estas diferenças são reais, pois gastei tempo a ligar um ou outro e a fazer pequenas medições (nada muito técnico, apenas o teste típico no smartphone e tablet).

Com o 5400 ganhei velocidade e estabilidade de rede. o que me permite ver conteúdos na smart TV do quarto, o ponto mais afastado do router com um andar de premeio, sacados através do NAS que está lá para cima enfiado num móvel e ligado apenas por ethernet à rede devolo powerline que já cá está há uns anos.

Portanto, se antes do 5400 nem no smartphone tinha mais que dois tracinhos de Wifi, com ele “a bombar” vejo conteúdos vídeo, muitos deles de ficheiros superiores a 1Gb. E atenção, alguns streaming de canais pagos ainda soluçam ao contrário do que obtenho do NAS.

Analise aos devolo Wi Fi 6 Repeater 3000 e devolo Wi Fi 6 Repeater 5400 d

Com o 5400 instalado no quarto, garanto também que todo este andar por baixo do router tem agora rede de uma ponta à outra, sem qualquer área branca, o que demonstra que com apenas o 5400 consigo ter Wifi estável e rápido numa área de 85m2 dividida em dois andares. É, quanto a mim, razão mais que suficiente para gastar o dinheiro que a devolo pede por este repetidor.

Preços

devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000, com ligação direta à tomada elétrica, está disponível por 99,90€ devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400, com formato desktop, está disponível por 149,90

(garantia três anos)

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *