Os Google Pixel Buds Pro 2 têm um design já característico da marca, e agora surgem ainda mais pequenos e ultraleves. Será que o qualidade do som sofreu com esta miniaturização (quase) impossível?
Pois que não é só o design que impressiona: há melhorias no som, na conectividade e na própria utilização com interacção da inteligência artificial.
Serão estes os primeiros auriculares espertos do mundo? Vamos ver!
Google Pixel Buds Pro 2 são minúsculos!
Quando os retiramos da caixa protectora que também serve de carregador, notamos imediatamente que os Pixel Buds Pro 2 são mais pequenos e leves que o modelo anterior, com cada auricular a pesar uns impressionantes 4,7 gramas. Leram bem, nem chegam aos cinco gramas.
A caixa também é compacta, mantém a entrada USB-C mas, como grande novidade, suporta carregamento sem fios!
Percebi que existe um tempo próprio para nos habituarmos a colocá-los nos ouvidos, de tão pequenos que são. Uma pequena aba de silicone serve também como “travão” para os manter bem presos nos nossos canais auditivos.
É como se Google tivesse repensado cada detalhe, tornando os Buds Pro 2 mais confortáveis de usar durante horas sem o desconforto das versões anteriores.
Cor e acabamentos
Para além do clássico preto, há agora opções em verde, rosa e um tom neutro de bege. Estes novos tons são ainda mais elegantes e são capazes de fazer pendant com qualquer forma de vestir (sim, há muita gente para quem este é um factor decisivo de compra).
Bluetooth 5.4 e Gemini AI
Os Google Pixel Buds Pro 2 são compatíveis com a mais recente norma Bluetooth 5.4, garantindo uma conectividade mais estável e rápida com qualquer dispositivo.
Além disso, contam com a assistente de voz Gemini AI que, embora esteja disponível apenas em inglês neste momento, promete conversas mais fluidas e naturais.
Esta IA pode ser activada por voz, mesmo com o telemóvel em repouso, o que é um avanço para quem está sempre em movimento.
A integração do assistente de voz Gemini Live é um pouco decepcionante. Cada pergunta exige um toque, mesmo nas de acompanhamento, o que pode ser frustrante se tivermos várias questões. A Google adicionou uma frase de activação (“Ok Google, vamos falar”) para o Gemini Live, permitindo fazer perguntas sem mãos.
O Gemini Live é “inteligente” pois responde com afinco ao que perguntamos, desde quantos kms de caminhada ainda restam por fazer à receita possível com os ingredientes que temos na mão quando estamos no supermercado. Mas é sempre estranho estar a “falar sozinho” no meio dos corredores do estabelecimento ou na rua.
É bom notar que, se tiveres a app Gemini, podes abrir o Gemini Live com qualquer par de auscultadores, não sendo obrigatório ter os Pixel Buds Pro 2.
Som refinado e poderoso
Se o que procuras é qualidade sonora, então há boas notícias. O som dos Pixel Buds Pro 2 está mais limpo e detalhado, com uma boa separação entre as diferentes frequências, desde os graves aos agudos.
Em músicas pop, como “Between Two Points” de David Gilmour e cantado pela filha Romany, estes auriculares mostram ao que vêm, com a tonalidade certa, os silêncios bem trabalhados, assim como um baixo presente mas sem sufocar as vozes ou os instrumentos.
Se és fã de música instrumental, basta ouvir pela enésima vez a banda sonora “Interstellar” de Hans Zimmer para perceber que até os detalhes mais subtis se destacam, o que transmite uma forte dinâmica com bastante equilíbrio.
São, dos muitos auriculares que já experimentei, dos mais confortáveis (acusticamente falando) para além de que o peso (ou a falta dele) faz com que nos esqueçamos que os estamos a usar.
Equalização e personalização
Para quem gosta de ajustar o som, há um equalizador de cinco bandas na aplicação Pixel Buds, exclusivo para Android, onde também encontras modos predefinidos, como o “Vozes” para podcasts e audiolivros.
No iPhone, porém, estas opções ficam de fora, tal como toda a app de personalização. Azarito!
ANC: ainda mais eficaz
O cancelamento activo de ruído (ANC) nos Pixel Buds Pro 2 está ainda mais eficaz, bloqueando vozes e sons de fundo com uma eficiência notável.
O modo Transparência, que anteriormente tinha um efeito ligeiramente metálico, agora permite ouvir o ambiente à volta de forma mais natural, sem perder detalhes importantes.
Seja no trânsito ou numa sala cheia, os Pixel Buds Pro 2 proporcionam uma experiência de som imersiva e ajustável.
Controlos Tácteis
Há quem goste e há quem odeie, mas um dos pontos fortes dos Pixel Buds Pro 2 é a resposta rápida aos comandos tácteis.
Com um deslizar do dedo, podes ajustar o volume directamente nos auriculares, algo que, até ao momento, poucos concorrentes oferecem.
Mas nem tudo é perfeito: os controlos não são personalizáveis ao nível dos gestos, sendo que o único gesto que podes configurar é o toque longo, para alternar entre ANC e a assistente de voz.
Outras marcas, como a Sony, oferecem maior flexibilidade nesse campo.
Bateria até 8 horas
Com oito horas de reprodução e mais de 30 horas no total com o estojo de carregamento, os Pixel Buds Pro 2 superam largamente alguns rivais, incluindo os AirPods da Apple.
Este é um excelente trunfo, especialmente para quem precisa de auriculares que aguentem um dia inteiro de uso sem preocupações.
E para os momentos de emergência, o carregamento rápido é bem vindo.
Concluindo
Os Google Pixel Buds Pro 2 são uma excelente escolha para quem procura auriculares confortáveis, com um som melhorado e funcionalidades avançadas.
Com um design mais leve, excelente autonomia e uma qualidade sonora equilibrada, estes auriculares destacam-se, sobretudo para quem usa Android.
Os Pixel Buds Pro 2 oferecem uma conveniência impressionante para multi-tarefa, permitindo uma mudança fluida entre dispositivos, como o computador e o telemóvel.
Podes atender chamadas num dispositivo enquanto permaneces conectado ao outro, facilitando o multitasking.
Uma boa App, a integração total com os cada vez mais vendidos Google Pixel e a ajuda da inteligência artificial (vale a pena experimentar o Gemini Live para entender o seu potencial, ainda em crescendo) dão-lhe um lugar no topo da oferta deste tipo de equipamento.
Preço
Entre 222 a 249€, dependendo de lojas físicas ou no gigante online
Add comment