IMG 9447 Pequeno

De uma assentada, a marca entregou-me os auscultadores Sony ULT WEAR e a mini coluna portátil Sony ULT Field 1 para análise. Pois bem, experimentei, ouvi, testei e tenho opiniões divergentes em relação à dupla e, por isso mesmo, decidi dividir as águas.

Análise Sony ULT WEAR

IMG 9450 Pequeno

A Sony tem um longo historial no que respeita ao segmento áudio, desde a saudosa gama ES às novidades sem fio, passando ainda pelo CD, MiniDisc, Walkman, etc. Sim, a marca nipónica é, se não estou em erro, a única a estar presente em todos os segmentos áudio, excepto a cassete DCC.

Portanto, é sempre muito interessante experimentar as novidades que transporta para o mercado global. Mas a concorrência aperta cada vez mais em todos estes segmentos e a Sony tem que estar sempre a renovar e inovar os conceitos.

Estes auscultadores Sony ULT WEAR não são uma inovação, mas sim um resumo da matéria dada por dois ou três modelos de grande sucesso, com foco mais uma vez nos graves e apostando num preço mais acessível.

Este mesmo preço é uma das mais-valias dos Sony ULT WEAR, pois oferece muito por bastante menos, mas com cedências. E são essas cedências que me criaram algumas dúvidas para uma avaliação geral sem espinhas.

Principais características Sony ULT WEAR:

IMG 9453 Pequeno

  • ULT POWER SOUND – o botão ULT1 proporciona graves profundos e de baixa frequência e o botão ULT2 oferece graves potentes.
  • Concebidos para a máxima potência – são alimentados pelo Processador V1 integrado da Sony, o mesmo processador integrado nos premiados auscultadores da série 1000X da Sony, e por uma unidade de controlador concebida para a série ULT POWER SOUND, para produzir uma energia inabalável, graves de enorme ressonância e detalhes nítidos.
  • Cancelamento de ruído – com a tecnologia Dual Noise Sensor e o Processador V1 integrado, os ULT WEAR elevam a tecnologia de cancelamento de ruído
  • Design confortável – com almofadas macias e mais espaço à volta das orelhas, os ULT WEAR apresentam um design dobrável e são fornecidos com um estojo de transporte
  • Utilização quotidiana – um sensor coloca a reprodução da música em pausa quando remove os auscultadores e retoma-a quando volta a colocá-los. O Bluetooth permite emparelhar dois dispositivos em simultâneo

Este resumo explica a ideia da Sony ao criar este modelo: por um lado, absorve muitas das vantagens dos modelos 1000XM, cujo design foi muito baseado nos XM5, os actuais topo de gama da marca, para além das características técnicas visadas, nomeadamente o Processador V1 e o Dual Noise Sensor.

Por outro, percebe-se para quem estes Sony ULT WEAR estão apontados: malta nova que gosta de ritmos muito presentes, cujos graves potentes dominam a frequência geral.

Utilização

IMG 9449 Pequeno

Grandes mas leves, os Sony ULT WEAR são muito confortáveis devido às grandes almofadas (40mm). São muito macias numa imitação de pele e devem tapar a maior parte de todas as orelhas.

Mas a partir das duas horas de utilização, comecei a sentir um certo desconforto e algum cansaço, pois estas mesmas almofadas aquecem-nos um bom bocado.

Cansaço que também terá a ver com a dinâmica sonora? Não, apenas porque todos os auscultadores com supressão (ou cancelamento) de ruído causam este cansaço. É apenas natural.

De qualquer forma, a nota é que durante um par de horas são muito eficazes e confortáveis, mas sempre com uma maior tonalidade grave o que não é para todos e muito menos para puristas. Esses devem ficar pelos XM5.

Ler anállise https://xadas5.pt/analise-auscultadores-sony-wh-1000xm5/

Os Sony ULT WEAR têm comandos tácteis no auscultador direito (para trás, frente, pausa, reprodução, volume) e botões físicos no auscultador esquerdo (on/off, ANC/Ambiente).

A grande diferença, que salta à vista por tem um tratamento (que não gosto) tipo holografia, é o enorme botão “ULT“. É este botão que faz com que o som fique totalmente diferente, muito mais grave e presente, o que pode ser apelativo para uns mas não para todos.

Claro que somos nós a escolher se o queremos pressionar, mas este é o chamariz técnico (e também de marketing) para esta “nova sub-marca” que a Sony quer estabelecer.

A app Sony Headphones Connect

Disponível para Android e iOS, é necessário usá-la para conseguirmos extrair o máximo dos novos Sony ULT WEAR. A partir dela podemos ouvir conteúdo Sony 360 Reality Audio com seguimento de cabeça, escolher a equalização, ajustar o ANC ou actualizações de firmware.

Conectividade

Os Sony ULT WEAR ligam-se à fonte através de uma ligação Bluetooth 5.2 que suporta SBC, AAC, LDAC e (após uma actualização de firmware no futuro) LC3.

Uma grande vantagem é a ligação Multipoint que possibilita duas ligações em simultâneo.

Na caixa de transporte (muito bem desenhada e construída) podemos guardar os dois cabos que vêm junto, um USB-C para recarregamento e um mini-jack 3,5mm TRS para ligar à fonte quando não temos bateria ou não queremos ter absolutamente qualquer lag.

As vantagens e desvantagens

Já mencionei o calor que podemos sentir após umas horas de audição, mas tenho que assinalar as 30 horas de autonomia da bateria. Por outro lado, o Noise Cancelling Digital é realmente estupendo e cria-nos um mundo só nosso em que nenhum ruído do mundo interfere.

É pena que o cabo USB-C não suporte “audio over”, mas temos o 3,5 mm no conjunto.

Mas a maior desvantagem é a construção em plástico de toda a estrutura. Mesmo novos (se bem que para análise) já rangem aqui e ali, o que antecipa algum ruído mecânico no futuro. Ok, o preço pode compensar a diferença qualitativa para um modelo 1000XM, mas o target também não é o mesmo. E isto leva-me à conclusão.

Concluindo

IMG 9451 Pequeno

Os Sony ULT WEAR vão ser reconhecidos pelo botão ULT, não tenho dúvidas. Este botão pode ser pressionado duas vezes: ULT 1 para som muito grave, ULT 2 para som absurdamente grave.

E é aqui que reside a minha dúvida: gosto de graves, quem não, mas não os prefiro às restantes frequências. Como fui habituado a trabalhar “a seco” dentro de estúdios, o som flat é-me precioso porque posso moldá-lo depois ao meu gosto. É por isso que gosto de equalização.

Mas estes Sony ULT WEAR atacam de imediato este equilíbrio com um som mais denso, pontuado e grave, mesmo sem tocar no botão ULT. E é por isso que, mesmo percebendo a qualidade inata destes auscultadores, não os poderia escolher para mim.

Contudo, sei que têm mercado e não posso deixar de mencionar o design, muito bem decalcado dos topos de gama mais recentes, e do conforto de utilização graças à leveza do conjunto ( o que também tem o reverso da medalha).

A bateria é fantástica, a supressão de ruído idem, e o Multipoint muito útil e deixo para último a melhor razão de compra: o preço.

Preço

Os auscultadores Sony ULT WEAR estão disponíveis em preto, cinzento floresta e branco com um preço aprox. de 200 €.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement