20240528 160048

O Huawei Watch Fit 3 é o primeiro smartwatch da Huawei de formato quadrado e tem muito que se lhe diga. Logicamente que é semelhante, em termos físicos, ao Apple Watch e essa pode ser a característica que lhe pode valer uma boa fatia de vendas. Mas, por outro lado, também pode ser a razão para que muitos se afastem de uma “cópia”.

A marca tem consciência disso e reforça o conceito com as frases inspirativas “Fashion Square” e “Fashion Foward”, porque, lá no fundo, sabe muito bem que criou um excelente wearable. E não gaguejo quando digo (escrevo) isto. Vamos então às razões.

Huawei Watch Fit 3: “fit” de exercício ou de pousar bem no pulso?

20240528 155555 rotated

Esta é uma questão interessante. O Watch Fit 3 vem recheado de aplicativos para monitorizar a saúde e o exercício físico. E, dentro deles, há espaço para coisas bem sérias, como análise nutricional, medição e avaliação do nosso sono e até a gestão do ciclo menstrual, entre tantas outras que passam por milhentos desportos físicos.

A questão unissexo está bem patente nestas soluções, como também no design tanto do próprio smartwatch, quanto das pulseiras que estão preparadas para agradar a gregos e a troianos. Gostei particularmente da que me calhou em análise, em tecido cinzento claro, com velcro para escolher o comprimento ideal.

Autonomia: é extraordinária

O próprio Huawei Watch Fit 3 é estreito (9,9 mm), muito leve (26 g sem bracelete) e cai bem no pulso, o que permite usá-lo durante a noite para percebermos se dormimos o suficiente. Neste campo, há outra capacidade que ultrapassa em muito o que fisicamente se adivinha, e que é a bateria com 400 mAh!

Parece que nunca mais acaba e, no mínimo, podemos contar com ela durante toda a semana, numa utilização constante. A marca garante até 10 dias se formos mais cuidadosos. Reforço que, olhando para o tamanho do Huawei Watch Fit 3 e o seu peso, estava longe de adivinhar que esta longevidade seria possível.

Compatibilidade

Sabemos bem do drama que aconteceu à Huawei, estando ainda proibida de usar aplicativos da Google o que, para a maior parte dos utilizadores Android, é razão suficiente para a não escolha, o que continua a ser complicado de digerir quando a marca continua a produzir excelentes smartphones.

20240528 155717 rotated

Mas há que referir, exactamente para ultrapassar este sentimento, que os wearables Huawei são compatíveis com Android e iOS, e que a integração com o que uso (que é Android) é muito simples e fácil de conseguir. Aliás, até alterar o telemóvel em utilização é fácil de processar, situação que em alguns dos mais “famosos” está longe de o ser.

Características

Sendo quadrado, há mais espaço para integrar widgets e informação. E este ecrã AMOLED de 1,82 polegadas e 60Hz de refrescamento, tem qualidade de 347 ppi e exibe um majestoso brilho com até 12500 nits. Ora esta qualidade é mais que suficiente para se ler e ver tudo mesmo sob uma forte luz solar, o que é outra das excelentes características deste Watch Fit 3.

Podemos ainda falar através dele, atender chamadas e responder por mensagem, ser notificados pelos eventos do calendário ou alarmes vários, controlar o reprodutor musical, até tirar fotografias de forma remota.

Outra situação que obriga a um parágrafo, é o “gestor multitarefas” que possibilita estar a fazer um exercício com a app aberta, mudar de tema musical, consultar a agenda e até atender uma chamada. Tudo continua a trabalhar sem pausas.

Ah, e para quem pratica natação ou outra actividade dentro de água, este pequeno Huawei pode mergulhar até 50m (ou 5 ATM).

Não é nada que não se encontre noutros smartwatches Android, mas a questão é que tudo isto cabe numa peça realmente muito leve e estreita. E a um preço… já lá chego.

20240528 155838 rotated

Antes de mencionar as muitas apps para desporto e manutenção, não consigo deixar de referir que a cópia do Apple Watch continua presente na roda de selecção e no botão lateral, e no próprio menu de aplicações, com zoom out e in. E isto obriga, logicamente, a um sorriso…

Aplicativos

Para usar o Watch Fit 3 e todas as suas características, somos obrigados a fazer o download da aplicação própria da marca – Huawei Health -, o que não se encontra na Google Store (mas está na Apple Store) e obriga a concordar com alguns passos. Ultrapassada esta questão, de salientar que a App funciona muito bem, é rápida quanto baste e muito fácil de entender.

Ao seu lado, outras Apps da marca marcam presença no nosso dia-a-dia, como a Huawei TruSeen (versão 5.5) para a monitorização do ritmo cardíaco, e a Huawei TruSleep (4.0) que, tal como no nome indica, monitoriza o sono.

Deixem-me fazer aqui um pequeno aparte que nada tem de ver com a app em si, mas aquilo que sinto quando uso um aplicativo que monitoriza o meu sono: percebi que me traz algum stress, mesmo de forma inconsciente, e quase me obriga a um certo tipo de comportamento que me afasta de um sono mais tranquilo. Mas isto é apenas a minha experiência, não deixem de usar o sistema por causa disso. É apenas uma achega para quem sentir alguma mudança, mesmo que ligeira, durante a noite. Não estão sozinhos!

Também quero mencionar a utilidade do monitor calórico, que para além de fazer essa monitorização, regista tudo o que ingerimos diariamente e faz uma análise aprofundada. Não consegui perceber resultados, pois só tive este Huawei Watch Fit 3 durante uns 10 dias, mas decerto que seria uma aplicação preferida para a minha jornada quotidiana.

20240528 155749 rotated

Mudando de assunto, é importante realçar que o Huawei Watch Fit 3 tem um GPS incorporado e preparado para mais de 100 actividades, detectando-as de forma automática. Tem até um PT em forma de exercício vídeo no próprio ecrã, o que ajuda ao aquecimento, para além de apresentar toda uma área de aconselhamento físico, com dicas e dados, mede o SpO2 com “módulo multicanal e um algoritmo de fusão inteligente”, seja lá o que isso for, e apresenta o calendário mensal para acompanhar o ciclo menstrual que pode ser um assistente perfeito para quem é mais distraída.

O que gostei menos

20240528 155758 1 rotated

É difícil encontrar pontos negativos neste Huawei Wtach Fit 3, mas como sou chato, e encontrei uma: se bem que haja acesso a muitos mostradores (e até um convite para fazermos o próprio), fez-me falta uma colecção de opções mais clássicas, sem tantas cores, de forma a poder passar mais despercebido. Sim, o brilho do Watch Fit 3 é automático, conforme a iluminação do local, mas é sempre uma “flashada” colorida quando o olhamos.

Do que gostei mais

Toda a qualidade deste Huawei Watch Fit 3 é perceptível. A bateria espectacular. O conjunto relógio/correia possibilita muita liberdade visual e as apps funcionam bem. Mas o que quero realçar é que tudo isto tem um preço muito apelativo, principalmente para quem quer fazer de conta que tem “outra marca” no pulso.

20240528 160107

Concluindo Huawei Watch Fit 3

Sem sombra de dúvidas, este pode ser o wearable perfeito para um sem número de pessoas. E se isto não é um excelente apontamento, não sei o que mais esclarecer. Parabéns, Huawei!

20240528 155849 rotated

Preço Huawei Watch Fit 3

PVRP: desde 159,00€
Cores: fluoroelastómero branco, preto, rosa e verde; nylon cinzento; pele branco.

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *