Este AOC tem muita coisa a favor, principalmente o modo vertical e o Hub USB.

A primeira consideração que se tem de levar em conta quando se monta este novo AOC U32P2 na secretária é simples: será que vale a pena gastar mais dinheiro numa marca mais reconhecida quando este novo monitor oferece tanto a custo justo?

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

Já testei alguns AOC, principalmente da família AGON, e sempre concluí que são monitores que respondem às necessidades de quem trabalho por um custo menor que o tradicional. Por vezes, essa diferença é notória como no Agon 35 (ler análise aqui), o primeiro curvo Wide que experimentei e que arrasava no design gaming, mas não era 4K. E um monitor com esse formato e tamanho precisa de mais punch.

A AOC foi melhorando os seus equipamentos e divide-os por várias gamas, uma delas a P de que tenho um modelo para apreciar. Pedi o topo de gama denominado AOC U32P2 porque senti para além do que vinha no papel, que poderia ser uma grande surpresa.

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

Um belo monitor com muita funcionalidade

Quando se usa um monitor curvo ultrawide, é francamente difícil adaptar-nos a um modelo convencional, e nos primeiros dias, parecia que os meus olhos faziam a curvatura contrária, ou seja, que ampliavam o centro do ecrã, afastando os extremos. Curioso, no mínimo.

Mas, como disse, é uma questão de dias e passado uma semana, estou a trabalhar no U32P2 como se estivesse sempre na minha secretária.

Tenho muita coisa boa para dizer sobre ele e tento encontrar defeitos.

Vamos às boas?

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

Qualidade 4K e taxa de refrescamento

O AOC U32P2 tem 31,5”. É grande sim, e parece maior porque as molduras laterais e superior são muito finas, o que lhe confere um aspecto moderno e imponente.

Com resolução UHD 4K (3840×2160), é perfeito para trabalhar e ver filmes (formato 16:9), tudo o que se possa pretender, mas não é indicado para jogos de acção devido ao refresh rate de 60Hz, mesmo tendo um tempo de resposta de apenas 4 ms.

As cores são fidedignas, sólidas, e flicker Free. Existe também um Modo Low Blue que, garanto, é necessário quando trabalhamos à noite, pois este ecrã é realmente muito brilhante (350).

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

Conectividade a rodos

Existem soluções boas e óptimas soluções. O AOC U32P2 está muito bem equipado no que respeita a conecções mas, e atenção, como se pode colocar verticalmente, há que ter a noção do comprimento do cabos para além dos locais físicos onde as tomadas estão colocadas.

O AOC U32P2 Tem 2x HDMI 2.0 e uma DisplayPort 1.2 (a que uso quando existe). Mas, e atenção, tem um USB-HUB que permite ligar um computador dessa forma (ou um tablet ou um smartphone, o que desejarmos). Tem ainda 4x entradas USB 3.2 (Gen 1), uma saída de auscultadores (3,5mm) muito necessária porque os dois altifalantes incluídos são medíocres (3W sem graves).

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

A colocação do Hub USB e das restantes portas todas do lado direito, permitem virar o ecrã ao alto da esquerda para a direita sem os esforçar. Só temos de ter cuidado no cabo HDMI/DisplayPort e na ligação phones, pois ficam no outro extremo.

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

De qualquer forma, esta possibilidade de virar o ecrã para modo vertical é essencial para muitos profissionais que trabalham em paginação, por exemplo, gráficos e até edição de áudio e vídeo, pois permite ter mais pistas abertas e visíveis. Muito bom.

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

Ergonomia

Não existem parafusos nem ferramentas para montar as três peças (base / coluna/ ecrã), pois tudo funciona por encaixe. Tudo bem feito e muito sólido, visto que estamos a falar de um conjunto que supera os 10 kg.

A base é quadrada, de alumínio escovado, e bastante grande, ou seja, o tamanho ideal para se mover o ecrã para o modo retrato ou landscape.

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

A coluna permite escolher a altura e também o ângulo de visualização. Tudo é muito ergonómico e feito com movimentos suaves.

AOC U32P2 análise Xá das 5
AOC U32P2 análise Xá das 5

Conclusão

A AOC oferece três anos de garantia para este belo monitor que pode responder eficazmente a um grande número de utilizadores. Mas a eficiência energética está no G, ou seja vermelho. É um monitor que gasta 42kWh por 1000 horas de utilização.

Fora isso, e as colunas que podiam ter mais estaleca, não tenho mais nada a apontar, apenas que este é um preço justo para tudo o que oferece.

Preço

€439

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *