
O Motorola Edge 50 Pro chegou ao mercado em 2024 como uma proposta ambiciosa na gama média-alta, mas para nós, portugueses, só mais recentemente tivemos a possibilidade de poder admirá-lo e comprá-lo em todas as suas cores e versões.
A versão que me calhou para esta análise, com 512GB de memória e 12 + 4GB de RAM, é muito competente e equilibrada, principalmente depois de ter recebido, já na minha mão, a actualização para Android 15 o que catapulta o Edge 50 Pro para uma prateleira acima.
É um smartphone muito esguio e leve com um acabamento em pele vegana (ou polímero pérola) e cujo ecrã surge com laterais curvos 3D com revestimento anti-impressão digital. Este tipo de ecrãs não me seduzem, mas ainda são do agrado de alguns consumidores.
Há muito para gostar neste Motorola Edge 50 Pro, mas enfrenta uma vasta e aguerrida concorrência que tem muitos atributos neste segmento de mercado.
O Edge 50 Pro também conta com certificação IP68, o que significa que resiste a água e pó
Por outro lado, e muito importante, dentro da caixa vem um cabo USB-C e uma capa mas também um carregador, coisa rara hoje em dia e que tem o seu valor (quanto a mim, importante devido à relação que se pretende ter com o cliente).
Design e Ecrã do Motorola Edge 50 Pro

Desde o primeiro momento, o Edge 50 Pro impressiona pelo design premium. A combinação de vidro e alumínio transmite uma sensação de qualidade, e nesta cor e acabamento – preto fosco, com textura a imitar borracha – fica extremamente elegante. É ainda surpreendentemente leve e muito confortável de segurar, mesmo com um ecrã com as medidas preferidas do mercado, ou seja, grande.

Falando do ecrã, este pOLED de 6,7 polegadas com resolução FHD+ (2712 x 1220) e taxa de actualização de 144 Hz é muitíssimo bom. As cores são vibrantes, o brilho é forte o suficiente para utilização sob luz natural e a fluidez torna tudo mais agradável, seja a navegar nas redes sociais ou a jogar. O suporte para HDR10+ melhora ainda mais a experiência em filmes e séries.
Na apresentação, a marca deu muita ênfase à Cor Pantone Validated e Pantone Skintone Validated, e vale a pena clicar nos links para mais informação.
Mas antes que me esqueça, quero salientar que é melhor usar a capa (muito delgada e minimalista) pois esta textura, por muito agradável que seja ao toque e na mão, é um íman para poeiras e pequenos detritos, como se pode ver nas fotografias que tirei e isto depois de o tentar limpar.
Coisas engraçadas: Sincroniza o teu estilo
Cria facilmente imagens de fundo e temas de dispositivo que combinem com o teu estilo único. Basta tirar uma fotografia da tua roupa ou de um padrão interessante e o motorola edge 50 pro utiliza a IA generativa para criar quatro imagens únicas. Escolhe a sua imagem favorita e aplica-a directamente à imagem de fundo, para que o telemóvel e a tua roupa estejam sempre em sintonia.
Desempenho e Autonomia

O Edge 50 Pro vem equipado com o processador Snapdragon 7 Gen 3, que oferece um desempenho sólido para o dia a dia. As aplicações abrem rapidamente, a navegação é fluida e até jogos moderadamente exigentes correm sem grande lag. Aliás, este Motorola fica ali no “Edge” da temperatura, pois devido ao seu corpo esguio, aquece um bocadito quando lhe provocamos “stress”.
A bateria de 4500 mAh garante um dia inteiro de uso moderado, sendo o carregamento rápido de 125 W um dos grandes destaques. Poder carregar o telemóvel de 0% a 100% em apenas 20 minutos é conveniente, mas a informação que explica que é o “Turbo Power” é auto-explicativa.
As câmaras

A câmara principal de 50 MP com estabilização óptica de imagem (OIS) tira fotos com excelente detalhe e cores naturais.
A ultra grande angular de 13 MP é útil para paisagens, e a teleobjectiva de 10 MP com zoom óptico 30x permite aproximações sem perda significativa de qualidade.
A câmara frontal de 50 MP faz selfies e vídeos de excelente qualidade, ideais para redes sociais.
Em boas condições de luz, as fotos são óptimas. No entanto, quando a luz não é forte, a qualidade decresce um pouco. à noite, o modo nocturno ajuda, mas há algum ruído e perda de detalhe em ambientes muito escuros. Confesso que para um smartphone desta gama, esperava um pouco mais neste aspecto, tão importante para a escolha de um equipamento.
Numa toada bem mais interessante, pois não a esperavam achei que os resultados em vídeo são mais que satisfatórios, convidando-nos mesmo a usar o lente “criativo” das características, que são:
a capacidade de gravar vídeos em 4K (3840×2160 pixels), com estabilização adaptativa para reduzir tremores durante a gravação, resultando em vídeos mais suaves e profissionais e os Modos Especiais: câmara lenta e Time-Lapse.
Software e actualizações
A Motorola mantém a sua abordagem de software limpo com a interface MyUX baseada em Android 14. A experiência é fluida, sem aplicações desnecessárias pré-instaladas, e a marca promete três anos de actualizações de segurança e duas grandes actualizações do Android, uma delas que já está disponível e que podem fazer o download e instalar. Não é o melhor que se encontra no mercado, mas é aceitável.
E muita atenção à segurança!

Entre as novidades, destaca-se o Bloqueio por Detecção de Roubo, uma tecnologia avançada de inteligência artificial que eleva o patamar da segurança, garantindo que os equipamentos Motorola continuam entre os mais protegidos e modernos do mercado.
Moto Secure: segurança integrada e optimizada
A Motorola não poupa esforços para proteger os seus utilizadores, e a app Moto Secure é prova disso. Esta ferramenta oferece acesso simplificado a um conjunto abrangente de recursos de segurança de hardware e software, protegendo contra ameaças como malware e phishing.
Potenciada pela solução de cibersegurança ThinkShield, a Moto Secure combina protecção de hardware, software e componentes da cadeia de abastecimento. Entre as suas funcionalidades exclusivas estão:
- Bloqueio Automático baseado em localização ou condição do dispositivo.
- Deteção de malware e phishing com tecnologia de inteligência artificial.
- Controlo facilitado de definições de segurança, acessível num só local.
Android 15 e protecção contra roubo: segurança inteligente
O Android 15 nos dispositivos Motorola traz uma camada extra de protecção com um conjunto robusto de recursos contra furto, incluindo:
- Bloqueio por Detecção de Roubo: detecta movimentos suspeitos, bloqueando automaticamente o dispositivo.
- Bloqueio por Autenticação Falhada: activa-se após tentativas de login incorrectas, requerendo PIN ou biometria para desbloqueio.
- Protecção contra Reposição de Fábrica: impede a reposição sem o PIN ou autenticação do utilizador.
- Proteção de Definições Sensíveis: exige autenticação para alterar definições críticas, como desactivar o “Find My Device”.
- Bloqueio de Dispositivos Offline: bloqueia automaticamente se o equipamento ficar offline da rede “Find My Device”.
- Bloqueio Remoto: permite bloquear o telemóvel instantaneamente através do site Android.com/lock.
Estas funcionalidades estão disponíveis em dispositivos Android 10+ (algumas específicas do Android 15).
Segurança gratuita e acessível
Com a integração do Moto Secure e das ferramentas de protecção contra roubo do Android, a Motorola oferece uma das soluções de segurança mais completas do mercado.
E o melhor? Está disponível gratuitamente para todos os utilizadores de dispositivos Motorola compatíveis com Android 15.
Concluindo

O Motorola Edge 50 Pro é uma opção muito interessante em 2025, especialmente para quem valoriza um design premium, um ecrã com qualidade acima de qualquer suspeita, um set de câmaras muito honesto e um carregamento ultra-rápido.
O corpo esguio e muito leve, é uma das maiores valias, pois nem se sente no bolso e é agradável de transportar na mão, mesmo com a capa montada e que vem na caixa.
Por falar nisso, tenho que repetir que também vem incluído um bom carregador e cabo de qualidade, o que é um destaque merecido numa época em que as marcas se esqueceram que os clientes gostam de ser bem tratados e mimados.
O preço está agora muito competitivo, pois o mercado assim o exige, e a Motorola sabe bem que tem uma clientela saudosista à sua espera, pois até eu usei, não querendo mentir, mais de cinco modelos da marca ao longo dos tempos (Startac, Razr, etc.).
Preço
Entre 360 a 400€, vale a pena procurar nas lojas portuguesas.

Add comment