A multinacional norte-americana BILITI Electric anunciou hoje a entrada em Portugal com o modelo GMW Taskman através da sua marca GMW Europe, que irá comercializar veículos eléctricos especialmente vocacionados para entregas de “última milha” em ambiente urbano.

Nome completo do Biliti Electric: GMW Taskman / DumpSTAR

Este anúncio surge na sequência de uma ronda de financiamento da BILITI Electric, que acaba de receber um compromisso de investimento de 400 milhões de dólares por parte do fundo de investimento GEM (Global Emerging Markets), o qual gere ativos da ordem dos 3,4 mil milhões de dólares.

A empresa pretende vir a criar uma unidade de produção no nosso país, com capacidade de montar até 500 veículos por mês, para distribuição em toda a Europa – o que representará um investimento total de cerca de 20 milhões de euros em Portugal e no mercado europeu ao longo dos próximos três anos.

O primeiro produto a ser lançado, o GMW Taskman, tem estado a ser usado por empresas de comércio electrónico, tais como a Amazon, Flipkart (Walmart), IKEA, SokoWatch, Uber e Zomato, entre outras. Até hoje, estes veículos já percorreram cumulativamente mais de 32 milhões de quilómetros e entregaram cerca de 12 milhões de encomendas.

Biliti Electric:  GMW Taskman / DumpSTAR

Bateria Smart Swapp

O Taskman é o primeiro veículo elétrico de três rodas do mundo concebido com um sistema de bateria intercambiável – designado Smart Swapp – que permite aos utilizadores a substituição das baterias descarregadas com baterias totalmente carregadas em cerca de um minuto.

Desta forma, as baterias podem ser recarregadas normalmente, como em qualquer outro veículo elétrico, mas uma empresa ou operador logístico que deseje otimizar a sua utilização pode adquirir uma bateria adicional capaz de ser instalada rapidamente, evitando assim o tempo de paragem ou a necessidade de adquirir um segundo veículo.

O GMW Taskman é um veículo de carga compacto com uma capacidade de 300 kg.

As baterias destes veículos urbanos têm uma autonomia de 80 km por carga e podem ser totalmente recarregados em 3,5 horas ou substituídas em cerca de um minuto. A recarga pode ser feita quer através do próprio veículo, quer ligando diretamente a bateria à rede elétrica.

Estará também disponível uma versão adaptada à recolha do lixo, o DumpSTAR, que a empresa considera ser uma solução interessante para os municípios e empresas de gestão de resíduos sólidos que fazem recolha durante a noite, dado este ser um tipo de veículo 100% silencioso e livre de emissões poluentes.

O DumpSTAR possui um sistema hidráulico de descarga e uma divisória para separação de diferentes tipos de resíduos.

Biliti Electric:  GMW Taskman / DumpSTAR

Portugal é porta de entrada para a Europa

O CEO da empresa, Rahul Gayam, declarou a propósito que a BILITI identificou Portugal como “a porta de entrada perfeita para o mercado europeu, mas também como um mercado que é, em si mesmo, muito interessante, com crescentes restrições à circulação de veículos diesel no centro das grandes cidades e, consequentemente, a necessidade de soluções de mobilidade elétrica acessíveis e inovadoras.

Além disso, a nossa tecnologia de baterias intercambiáveis é não só mais acessível para as empresas, como também mais sustentável, uma vez que evita a aquisição de um maior número de veículos para atingir os mesmos resultados operacionais”.

“Por outro lado, estamos igualmente convencidos que a excelente oferta de jovens engenheiros em Portugal virá também a revelar-se, a médio prazo, como uma grande oportunidade para a expansão da BILITI com a sua primeira fábrica na Europa”, concluiu.

Preços

O GMW Taskman já está homologado em Portugal e terá um preço de 9.990€.

A versão adaptada para recolha de resíduos sólidos custará 11.990€.

Estes preços incluem já uma bateria de lítio de 7 kWh substituível pelo utilizador. Cada bateria adicional (compatível com ambas as versões do veículo) tem um preço de 2.400€.

Características técnicas

GMW Taskman / DumpSTAR

  • Operação 100% elétrica com bateria Advance GMW Li-Ion
  • 80 Km de autonomia (com o veículo carregado) / tempo para carregamento total da bateria: 3,5 horas
  • Sistema de bateria intercambiável (~1 minuto, realizada pelo utilizador)
  • Capacidade de transposição de rampas (com o veículo carregado) até 20º de inclinação
  • Capacidade de carga até 300 Kg / Caixa fechada de 2,7 m3
  • Velocidade máxima de 40 Km/h (pode ser conduzido com licença L2e)
  • Controlo e gestão inteligente (do veículo e/ou frotas) através de app e sincronização na cloud

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

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