Uma coisa é viajar rapidamente, outra de forma semiautomática e ainda outra muito confortavelmente. E se vos disser que viajar a bordo da nave espacial que é o Citroën C5 X engloba isto tudo e permite levar quatro pessoas (e até cinco) e bagagem pessoal e profissional?


Onde colocar o Citroën C5 X
Já se sabe que os grandes estradistas da marca gaulesa têm uma reputação invejável, com o conforto a bordo em grande destaque, para além de uma abordagem tecnológica muito interessante e, geralmente, com linhas exteriores muito dinâmicas e originais.
Este Citroën C5 X tem tudo isto, pois é um sofá sobre rodas, está hiper-conectado, tem tudo o que é “moderno” e pisca o olho a modelos icónicos como o CX e o XM (aquele pilar C não engana).

Visualmente pode ter três interpretações: é uma berlina, é uma carrinha e, porque não, é também um SUV. Agora depende de nós onde colocá-lo e esta é uma escolha que depende do freguês. Decidi-me por uma “berlina/carrinha”, pois que para ser SUV precisava de mais altura ao solo.

É um carrão, pois mede 4,80 de comprimento, dois de largura e 1,48 de altura. Quando o pedi, sabia que tinha que fazer uma viagem com muita bagagem, ou seja, todo um estúdio de gravação e edição vídeo, meia dúzia de rollups, mais uns caixotes com merchandising a que se juntaram quatro pequenas malas de viagem, assim como o mesmo número de passageiros. E sabem que mais? A bagageira de 485 litros conseguiu levar tudo isto… mas com ajuda da chapeleira em tecido maleável, confesso.


Agora pensem que quatro adultos e toda esta bagagem deverão ser 400 kg, mais ou menos, o que a somar aos 1770 do próprio automóvel, o total passa das duas toneladas. Como pode um automóvel ser lesto com toda esta inércia?








O Citroën C5 X na estrada
Com toda a vontade e mais alguma, confesso. Este topo de gama que me foi entregue é a versão Híbrida Plug-in com 225 cavalos de potência combinada.
Mais concretamente para quem gosta deste pormenores, Hybrid 225 ë-EAT8 que combina um motor PureTech 180 S&S a gasolina com um motor eléctrico de 81,2 kW e uma bateria de 12.4 kWh.
É muito fácil ultrapassar os limites legais quando a auto-estrada está limpa e sem tráfego, portanto, convém usar o limitador de velocidade que, com todas as ajudas electrónicas passivas e activas de condução, permitem uma viagem muito descansada e até relaxada, pois a suspensão Activa Citroën Advanced Comfort é mesmo extraordinária e passa no exame do histórico de conforto da marca.
Cliquem para ler a Análise Citroën Ami (xadas5.pt)
De salientar que esta bateria aguenta meia centena de km em modo ZEV, dependendo da velocidade, claro está. E como as gravações vídeo foram feitas num Parque Natural, queria um automóvel que pudesse percorrer os percursos sem uma única baforada de CO2. E este carrão passou com destreza nesse exame.

Ao volante
Tudo o que é electrónica está presente, há botões e ecrãs ao longo do tablier, com um enorme tablet MyCitroen Drive Plus de 12” ao centro e um quadrante totalmente digital.
Ainda temos um Extended Head Up Display muito composto e informativo, o que ajuda realmente a mantermo-nos focados na estrada. Há que salientar que o controlo de velocidade adaptativa está sempre muito “activo”, mas há ajudas que são demasiado intrusivas, como o alerta de mudança de faixa (que me vi obrigado a desligar quando quis testar a velocidade em curva).
E para quem gosta de racing, lá estão as patilhas no volante para uma condução bem mais desportiva.

Com um fantástico Ar Condicionado automático com saídas traseiras, tudo foi pensado neste Ensaio Citroën C5 X para ser um grande sofá de estrada, senão vejamos: bancos com massagem e aquecimento, espelhos com desembaciador, modos de condução do mais poupado ao energético, um volante bem desenhado com excelente pega, e até alimentação por indução do nosso smartphone que tanto pode ser Android como iPhone para ser integrado no Apple Car ou Android Auto.

O tablet é muito informativo, fácil de entender e até de escolher mais ou menos informação, dependendo de uma ou duas janelas abertas. Toda a sua extensão é táctil o que também é bom para o pendura poder escolher músicas da sua lista Spotify. Como bónus, existem botões físicos, o que cai sempre bem.
Com tanta proliferação de comandos, existe uma curva de aprendizagem para tudo nos ser automático. Este não é um carro para pessoas infoexcluídas, pois tudo nele grita HiTech e Tecnologia. Claro que se pode optar por versões mais modestas, mas este grande sofá rodoviário merece o equipamento que esta versão inclui.






Uma palavra para o espaço dos passageiros, pois é extraordinário. Verdadeiras poltronas à frente e atrás onde nada falta (nem tomadas USB-C).
O Híbrido Plug-in é a aposta acertada para quem está sempre na estrada, a calcorrear centenas de km por semana, e que não deve stressar com a autonomia de um eléctrico. O gozo que me deu chegar a uma estação de serviço e ver os espaços todos preenchidos com Porsches e Mercedes e poder seguir caminho sem perder tempo, não tem preço.





Preço
O modelo base, a gasolina, tem 130 cv um preço que começa nos 36.300 €. Já este Citroën C5 X Híbrido Plug-In chega quase aos 50K, mais propriamente 48.000 e uns trocos.
Se vale a pena? Se fizerem muita estrada e têm bagagem para transportar, este pode muito bem ser a vossa nova Berlina/Carrinha!
Leva selo? Leva, pois! Até podia ser o carro do Xá das 5 (5 X)!
