Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In

João Gata por João Gata
Julho 14, 2023
Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In
Share on FacebookShare on Twitter

Uma coisa é viajar rapidamente, outra de forma semiautomática e ainda outra muito confortavelmente. E se vos disser que viajar a bordo da nave espacial que é o Citroën C5 X engloba isto tudo e permite levar quatro pessoas (e até cinco) e bagagem pessoal e profissional?

Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In
Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In

Onde colocar o Citroën C5 X

Já se sabe que os grandes estradistas da marca gaulesa têm uma reputação invejável, com o conforto a bordo em grande destaque, para além de uma abordagem tecnológica muito interessante e, geralmente, com linhas exteriores muito dinâmicas e originais.

Este Citroën C5 X tem tudo isto, pois é um sofá sobre rodas, está hiper-conectado, tem tudo o que é “moderno” e pisca o olho a modelos icónicos como o CX e o XM (aquele pilar C não engana).

Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In

Visualmente pode ter três interpretações: é uma berlina, é uma carrinha e, porque não, é também um SUV. Agora depende de nós onde colocá-lo e esta é uma escolha que depende do freguês. Decidi-me por uma “berlina/carrinha”, pois que para ser SUV precisava de mais altura ao solo.

Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In

É um carrão, pois mede 4,80 de comprimento, dois de largura e 1,48 de altura. Quando o pedi, sabia que tinha que fazer uma viagem com muita bagagem, ou seja, todo um estúdio de gravação e edição vídeo, meia dúzia de rollups, mais uns caixotes com merchandising a que se juntaram quatro pequenas malas de viagem, assim como o mesmo número de passageiros. E sabem que mais? A bagageira de 485 litros conseguiu levar tudo isto… mas com ajuda da chapeleira em tecido maleável, confesso.

20230614 101937
20230614 101925

Agora pensem que quatro adultos e toda esta bagagem deverão ser 400 kg, mais ou menos, o que a somar aos 1770 do próprio automóvel, o total passa das duas toneladas. Como pode um automóvel ser lesto com toda esta inércia?

20230614 101959
20230614 101946
20230618 112850
20230618 112907
20230618 112912
20230618 112927
20230618 112936
20230618 112947

O Citroën C5 X na estrada

Com toda a vontade e mais alguma, confesso. Este topo de gama que me foi entregue é a versão Híbrida Plug-in com 225 cavalos de potência combinada.

Mais concretamente para quem gosta deste pormenores, Hybrid 225 ë-EAT8 que combina um motor PureTech 180 S&S a gasolina com um motor eléctrico de 81,2 kW e uma bateria de 12.4 kWh.

É muito fácil ultrapassar os limites legais quando a auto-estrada está limpa e sem tráfego, portanto, convém usar o limitador de velocidade que, com todas as ajudas electrónicas passivas e activas de condução, permitem uma viagem muito descansada e até relaxada, pois a suspensão Activa Citroën Advanced Comfort é mesmo extraordinária e passa no exame do histórico de conforto da marca.

Cliquem para ler a Análise Citroën Ami (xadas5.pt)

De salientar que esta bateria aguenta meia centena de km em modo ZEV, dependendo da velocidade, claro está. E como as gravações vídeo foram feitas num Parque Natural, queria um automóvel que pudesse percorrer os percursos sem uma única baforada de CO2. E este carrão passou com destreza nesse exame.

Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In

Ao volante

Tudo o que é electrónica está presente, há botões e ecrãs ao longo do tablier, com um enorme tablet MyCitroen Drive Plus de 12” ao centro e um quadrante totalmente digital.

Ainda temos um Extended Head Up Display muito composto e informativo, o que ajuda realmente a mantermo-nos focados na estrada. Há que salientar que o controlo de velocidade adaptativa está sempre muito “activo”, mas há ajudas que são demasiado intrusivas, como o alerta de mudança de faixa (que me vi obrigado a desligar quando quis testar a velocidade em curva).

E para quem gosta de racing, lá estão as patilhas no volante para uma condução bem mais desportiva.

Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In

Com um fantástico Ar Condicionado automático com saídas traseiras, tudo foi pensado neste Ensaio Citroën C5 X para ser um grande sofá de estrada, senão vejamos: bancos com massagem e aquecimento, espelhos com desembaciador, modos de condução do mais poupado ao energético, um volante bem desenhado com excelente pega, e até alimentação por indução do nosso smartphone que tanto pode ser Android como iPhone para ser integrado no Apple Car ou Android Auto.

Ensaio Citroën C5 X Hybrid Plug-In

O tablet é muito informativo, fácil de entender e até de escolher mais ou menos informação, dependendo de uma ou duas janelas abertas. Toda a sua extensão é táctil o que também é bom para o pendura poder escolher músicas da sua lista Spotify. Como bónus, existem botões físicos, o que cai sempre bem.

  • Citroën apresenta o C5 Aircross Hybrid 136 (xadas5.pt)

Com tanta proliferação de comandos, existe uma curva de aprendizagem para tudo nos ser automático. Este não é um carro para pessoas infoexcluídas, pois tudo nele grita HiTech e Tecnologia. Claro que se pode optar por versões mais modestas, mas este grande sofá rodoviário merece o equipamento que esta versão inclui.

20230618 112827
20230618 112823
20230618 112818
20230618 112812
20230618 112807
20230618 112844

Uma palavra para o espaço dos passageiros, pois é extraordinário. Verdadeiras poltronas à frente e atrás onde nada falta (nem tomadas USB-C).

O Híbrido Plug-in é a aposta acertada para quem está sempre na estrada, a calcorrear centenas de km por semana, e que não deve stressar com a autonomia de um eléctrico. O gozo que me deu chegar a uma estação de serviço e ver os espaços todos preenchidos com Porsches e Mercedes e poder seguir caminho sem perder tempo, não tem preço.

20230617 165223
20230617 165210
20230615 183054
20230615 104629
20230615 105113

Preço

O modelo base, a gasolina, tem 130 cv um preço que começa nos 36.300 €. Já este Citroën C5 X Híbrido Plug-In chega quase aos 50K, mais propriamente 48.000 e uns trocos.

Se vale a pena? Se fizerem muita estrada e têm bagagem para transportar, este pode muito bem ser a vossa nova Berlina/Carrinha!

Leva selo? Leva, pois! Até podia ser o carro do Xá das 5 (5 X)!

selo Xá das 5
Tags: Ensaio Citroën C5 X
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
BenQ SW272U

Monitor BenQ SW272U 4K para fotógrafos com Paper Color Sync e Palette Master Ultimate

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

voicebox.pt - Atypical

Atypical, nova série Netflix sobre a auto-descoberta de um autista

Julho 18, 2017
Renault Captur Helly Hansen promete aventura

Renault Captur Helly Hansen promete aventura

Julho 30, 2014

Tendências.

Análise OPPO Reno14 FS 5G

Análise OPPO Reno14 FS 5G

Setembro 11, 2025
Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Junho 29, 2014
JBL Clip 5 – Análise à nova pequena grande coluna da JBL

JBL Clip 5 – Análise à nova pequena grande coluna da JBL

Setembro 21, 2024
Comparação lado a lado entre Logitech MX Master 3 e MX Master 4

Logitech MX Master 4 vs MX Master 3: vale a pena o upgrade?

Setembro 30, 2025
Auriculares Bose QuietComfort Ultra 2 pretos numa mesa com estojo de carregamento sem fios

Análise Bose QuietComfort Ultra 2

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata