Dia histórico para a Volvo Cars e para a indústria automóvel

image003

O último automóvel a diesel da história da Volvo

Dia 26 de março.

A Volvo Cars cumpre a promessa feita em 2023 de abandonar a produção de automóveis a diesel e anuncia a produção daquele que será o último modelo movido a gasóleo da sua história. Trata-se de um Volvo XC90 que saiu da linha de produção da fábrica da Volvo Cars em Torslanda, na Suécia, e que segue diretamente para o Museu da marca em Gotemburgo assinalando assim o fim de uma era.

O anúncio do fim da produção de veículos a diesel aconteceu durante a Climate Week em Nova York, em setembro de 2023 tornando a marca num dos primeiros fabricantes de automóveis tradicionais a dar este passo.

Marcos importantes na história dos modelos a diesel Volvo

1979. Nem a Suécia nem a Europa são um mercado a gasóleo. Aqueles que compram carros a gasóleo tendem a ser condutores de táxi ou outras pessoas que percorrem longos percursos. Contudo, o consumidor começa, lentamente, a ver os benefícios dos motores a gasóleo por serem mais eficientes e a procura aumenta. Por estes motivos, a Volvo apresentou o seu primeiro automóvel a gasóleo de sempre: o Volvo 244 GL D6. O seu motor é potente, muito eficiente e o primeiro motor a gasóleo de seis cilindros do mundo para automóveis de passageiros!

2001. Os automóveis a gasóleo começam a conquistar o mercado. O lançamento da Volvo V70 marca igualmente a apresentação do primeiro motor a diesel Volvo de fabrico próprio. Esta peça de cinco cilindros, fabricada na fábrica da Volvo Powertrain em Skövde, na Suécia, vai tornar-se um enorme sucesso e equipar muitos automóveis Volvo em toda a Europa. É fabricado em várias versões diferentes e é tão potente que até está a ser utilizado nas pistas de corridas num automóvel chamado S60 Challenge.

2008. É a data do próximo grande marco diesel para a Volvo: o lançamento da gama Drive-E – com motores diesel de 1,6 litros, pequenos, mas altamente eficientes, capazes de percorrer 1.300 km com um único depósito e níveis de emissão de C02 tão baixos que são classificados como “motores verdes” na Suécia. Os motores Drive-E são construídos de forma flexível e funcionam bem em diferentes modelos Volvo. E, com o seu equilíbrio entre eficiência e desempenho, representam um grande passo em frente para a marca na tecnologia diesel.

2012. A Volvo lança o Volvo V60 D6 híbrido plug-in que é um automóvel único: é o primeiro híbrido plug-in do mundo equipado com um motor a gasóleo. À data, este era o modelo tecnicamente mais avançado de sempre – elétrico, híbrido e um muscle car, e uma verdadeira maravilha da engenharia. Dependendo do modo de condução, pode percorrer até 50 quilómetros com energia elétrica, tem uma autonomia total de até 1.000 quilómetros e, com uma potência combinada de 215+70 cavalos, acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos.

2013. Pela segunda vez na história, a Volvo lança uma família de motores a gasóleo totalmente construída inhouse: Volvo Engine Architecture (VEA). A combinação de uma pressão de injeção mais elevada e a tecnologia i-ART única é considerada revolucionária na indústria diesel. Os clientes Volvo podem agora usufruir de uma maior economia de combustível, emissões mais baixas e um elevado rendimento – e com um som distinto e estrondoso como bónus. Os novos motores são utilizados numa variedade de modelos e tornam-se um sucesso na geração 2 do XC90. Continuam a ser usados até ao fim, equipando a última V60 e XC90 a gasóleo desenvolvidas pela Volvo.

2023. A Volvo anuncia que vai abandonar os motores de combustão tendo vendido a sua participação na Aurobay, a empresa de motores de combustão que detinha em conjunto com a Geely Holding.

2024. O último automóvel a diesel da Volvo, o XC90, sai da linha de produção da fábrica da Volvo Cars em Torslanda, na Suécia, marcando uma nova era.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement