Quer descobrir que tipo de dinossauro vagueava pelo seu quintal há éons? Este divertido website interactivo, chamado Ancient Earth e desenvolvido pelo engenheiro sénior da Discord, Ian Webster, oferece uma visão tridimensional da Terra, permitindo que veja como o planeta era em momentos cruciais entre 750 milhões de anos atrás e o presente.

Quais foram os dinossauros “portugueses”?
O site permite que insira o nome de qualquer cidade e veja a sua localização em qualquer período desejado, juntamente com fósseis próximos. Por exemplo, se inserir Lisboa e recuar 66 milhões de anos, será levado ao Período que levou à extinção dos dinossauros. Um ponto vermelho indicará a localização relativa da cidade.
Num outro exemplo, ao explorar Nova Iorque, o site destaca que fósseis encontrados incluem o dinossauro bípede Grallator, do Período Cretáceo, e o Pteranodon, uma criatura alada do Cretáceo Tardio.
Além disso, é possível “viajar” para marcos importantes na história do planeta, como o surgimento da primeira alga verde, dos primeiros insetos ou dos primeiros dinossauros, tudo num sub-menu no topo direito do ecrã.
Ian Webster desenvolveu o globo interactivo para o The Dinosaur Database, considerado a “maior base de dados de dinossauros na internet”, em 2018, utilizando o software GPlates para manipular as placas tectónicas do planeta ao longo de diferentes períodos.
“Estou impressionado que os geólogos tenham recolhido dados suficientes para mapear a minha casa há 750M anos”, disse Webster quando lançou o site ao público pela primeira vez.
Add comment