Elon Musk’s Neuralink inicia implantação de Chips Cerebrais com robots

A Elon Musk’s Neuralink, empresa de interface cérebro-computador (BCI), está prestes a realizar a implantação de chips cerebrais assistida por robots, apesar das controvérsias com experiências anteriores que envolveram símios. E a Bloomberg relata que Elon Musk está a pressionar para que a primeira implantação aconteça o mais rápido possível.

Em busca do voluntário ideal para o primeiro implante

Embora a Neuralink tenha obtido aprovação para ensaios humanos no passado mês de Maio, e anunciado o recrutamento de voluntários em Setembro, ainda não encontrou o voluntário ideal. A empresa procura alguém com menos de 40 anos, paralisado nos quatro membros, e disposto a ter uma parte do crânio substituída pelo implante. Ouch…

Controvérsias e condições nos experiências com símios

Pelo que parecem, até existe um interesse de milhares de possíveis cobaias para ser o primeiro a receber o chip Neuralink, e relatos recentes sobre experimentos com símios causaram muitas preocupações. Alguns macacos ficaram visivelmente perturbados, auto-mutilaram-se, alguns ficaram gravemente doentes e outros morreram após a implantação.

Contraponto: condições actuais

Ashlee Vance, biógrafo de Musk, afirma que, ao visitar as instalações da Neuralink na Califórnia, as condições são melhores do que as relatadas inicialmente. E destaca que os macacos nas instalações actuais estão “saudáveis”. Alguns até já foram operados com modelos mais recentes.

Mas as controvérsias persistem

Apesar da alegação da Neuralink de que os incidentes foram resultado de erro humano, as controvérsias persistem, especialmente em relatos recentes. O futuro da implantação de chips cerebrais em humanos pela Neuralink levanta questões sobre a segurança e ética do processo, mesmo que confrontadas com a visão optimista de Musk.

Fonte: Bloomberg e Wired

Mais informação neste link.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *