Já se falava em surdina deste serviço Home, uma nova app que transforma um smartphone num todo poderoso facebook mobile… desde que seja Android… e desde que se compre já já o novíssimo HTC First, o primeiro smartphone pensado exclusivamente para o efeito. No lançamento, Mark Zuckerberg afirmou que o Home é muito mais que uma app, um atalho ou um ecrã de início… é isto tudo mais o facebook. Então fomos à página oficial, muito dinâmica e hiper moderna com vídeo a toda a largura para saber mais.
De realçar que a app estará disponível para Android a partir de dia 12, mas só é compatível com alguns smarts (HTC One, HTC One X, Samsung Galaxy S3, S4 e Galaxy Note II e superiores, ou seja, tudo o que é de mais moderno e caro) e, mais tarde, para tablets. A ver vamos se o Home não passará a ser a “rede” dos ricos & bonitos ou com pós pagos a peso de ouro…
O que é o Facebook Home?
Imaginem um telemóvel social…. e é isso!
O nosso smartphone passa a ser o centro (ainda mais) da nossa vida social digital e o facebook o coração de toda a apresentação e novas funcionalidades. O ecrã inicial é, com o Home, a nossa vida social, com fotografias, apps, chats, etc. A grande novidade passa a ser a Cover Feed que permite, apenas com um rápido olhar, ficar a par de todos os posts que nos interessam. Os amigos passam a ser a primeira imagem do nosso equipamento, o que estão a fazer, por onde andam, os updates, se namoram, os links que gostam… enfim, o facebook em toda a sua pujança!Este ecrã Home também serve como notificador principal, pois recebe e mostra eventos, notícias, chamadas e outras apps. Tudo fica registado até as apagarmos. (este serviço surgirá apenas no HTC First, o smart escolhido para o grande lançamento do Home e que, nos States, custa apenas 100 dólares.

Chat e Messenger constantes
Mesmo que estejamos a usar apps terceiras, podemos sempre continuar o chat e o messenger facebook. As conversas e mensagens também ficam agregadas num local, em campos pessoal ou de grupo e podemos sair e retomá-las enquanto fazemos outras coisas… se o equipamento tiver força para isso.

App Launcher
Um simples toque para aceder ao Facebook, Instagram e outras apps preferidas que podemos escolher para colocar no ecrã inicial ou em mais ecrãs conforme a necessidade.
Movimentos
O toque é rei e senhor deste Facebook Home. Para a esquerda acedemos às mensagens e chat, Para cima abrimos o App Launcher ou postamos no facebook. Para a direita regressamos à aplicação anterior. Tudo muito simples e muito visual.
E o HTC First?
O primeiro smart Home tem a assinatura da HTC e designa-se First.
É um modelo com boas especificações, preparadíssimo para toda esta nova experiência. Estará disponível em quatro cores, que se podem ver na imagem, tem ecrã 4,3″, câmara com 5 mp e cpacidade LTE.
Esqueçam-no por cá, pois é um exclusivo da operadora AT&T.