Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fiat 500S – ensaio

João Gata por João Gata
Janeiro 19, 2015
Share on FacebookShare on Twitter

IMG_0570

É impossível não gostar deste pequeno Fiat. Invocatório de uma grande história comercial, este novo modelo está também a tornar-se num ícone e, acima de tudo, pelos argumentos próprios. É obra conseguir este feito com um modelo que imita o seu antecessor, mas a marca conseguiu.

Quando o olhamos, sorrimos, pois é um puro modelo compacto pensado para andar em circuito urbano, com um ar simpático de dois olhos e uma grelha que sugere uma boca sorridente. Este aspecto tem sido o bastante para apelar ao gosto e preferência femininos. Mas e se vos disser que, agora, os machões mais “Alfa” têm toda razão para quererem andar num Fiat 500?

IMG_0551

Ruído, rotação, vertigem

Bom, a vertigem é exagerada, mas as duas outras grandezas, não. Este 500S tem a sigla que sugere Speed, Special, Super e até consegue transmitir sensações interessantes, pois é, afinal, um SPORT.

Com um bloco 0.9 Turbo TwinAir In-line 2 cilindros e 8 válvulas, apresenta uns fabulosos 104 CV de potência, algo impensável até há poucos anos atrás, mas que é agora a nova moda nos mais pequenos motores dos diversos construtores.

O que se consegue com isto? Menos cilindrada, preços mais simpáticos. E os cavalos acrescidos oferecem alguma velocidade, nem que seja no arranque. E este 500S arranca depressa que até dá gosto.

O ruído é fenomenal, parece que vamos dentro de um V12 com 5 metros de comprimento. Ok, estou a exagerar, mas tento passar uma imagem do que é guiar este S.

Com dois cilindros, é dinâmico entre as 3000 e as 6000 rpm, sendo até um diabrete para percursos extra-urbanos. Atinge os 180 km/h que, confesso, não tentei atingir. Afinal, é pequeno, leve e não foi pensado para essas aventuras.

 

1 of 5
- +
IMG 0461
IMG 0438
IMG 0488
IMG 0467
IMG 0457

O interior

O painel é agora digital, mas mantém-se redondo com o aspecto do 500 original. É muito informativo e extremamente legível, transmitindo um ar moderno e qualitativo ao habitáculo, pois junta os avisos tradicionais às legendas do computador de bordo.

IMG_0545

A área central é dominada pelo equipamento áudio, controlo climatérico e ar condicionado e os comandos para os vidros eléctricos. Aqui sim, uma forte critica, pois não dá jeito nenhum. A manete tem bom tacto e é muito directa. O logotipo 500 compõe o ar racing que é reforçado pelo fantástico volante. Há que apontá-lo como o centro de tudo e nem é pelos comandos que tem incluídos. É sim, pelo tacto, tamanho e até o corte transversal na base que lhe confere o design dos topo de gama. Kudos, Fiat!

Os bancos são confortáveis e envolventes, mas todo o conforto é prejudicado pela falta de espaço para o pé esquerdo. Aliás, a tónica interior é essa, tudo muito apertado, mas cheio de estilo. Embora a marca diga que o 500 transporta cinco passageiros, convém sermos realistas e transportar menos um. Ganham os convivas e ganham os consumos.

 

1 of 4
- +
IMG 0567
IMG 0579
IMG 0555
IMG 0544

O comportamento

O 500S é o 500 a ter. Pelo menos para os machos Alfa. É muito divertido, tem um roncar agressivo e comporta-se bem nos atropelos de uma cidade como Lisboa, cheia de buracos, confusões, subidas e descidas e trânsito, por vezes, caótico.

É despachado em arranque e chega depressa, muito depressa, aos limites impostos pelo código. Há que ter algum cuidado, pois 104 cavalos relincham com força.

Claro que este convite mais “despachado” reflete-se num consumo exagerado para um carro com estas características, mas se formos mais cuidadosos, conseguimos números comedidos. O sistema start/stop está mais evoluído e reage muito depressa ao toque do pé, ajudando também na poupança real de consumo e emissões CO2.

 

1 of 2
- +
IMG 0473
IMG 0508

Conclusão

Diverti-me muito com este Fiat 500S mas, confesso, não é carro para mim. Concordo que o seja para uma faixa etária mais jovem, que não precise de transportar muita bagagem nem muitas pessoas, mas quando se contam mais uns anos, sabemos que o espaço é uma questão preciosa. Por outro lado, este Twinair é tão ruidoso que o “gozo” que dá em cidade depressa passa a desespero numa viagem em auto-estrada. Aí, a coisa deixa-se ouvir mais que o necessário e consegue perturbar a qualidade de vida a bordo. Mas, também, o 500 não foi pensado para essas coisas de grandes quilometragens, a não ser num país que trata os carros como bens de luxo e que um simples (mas divertido) citadino tenha de fazer tudo o que os grandes fazem. E isso não é culpa do 500S, mas sim das hediondas taxas praticadas em Portugal. Os consumos, devido ao motor e ao efeito “tuc-tuc” (estes twinair são a modos que desconcertantes no seu atípico ralenti), é um bocadinho guloso demais para um citadino, mas poucos dão tanto gozo no acelerador quanto ele. É mesmo uma questão de fazer contas, mas resumindo, para comprar um 500 seria este S. De Safadinho! O pior é não ter espaço para descansar o pé esquerdo e a dureza das suspensões numa cidade esburacada como Lisboa.

PVP: Será melhor pesquisar os preços no site da Fiat e as promoções que possam existir.

O 500 S oferece de série:

  • ar condicionado
  • Blue&Me com comandos no volante
  • Pára-choques Sport
  • Mini-saias laterais
  • Spoiler traseiro no tejadilho
  • Acabamentos cromados acetinados
  • Jantes liga leve 15″ desportivas
  • Vidros escurecidos
  • Volante Abarth design
  • Punho alavanca Cx velocidades específico
  • Aplicações prateado mate, costuras vermelhas
Tags: FiarFiat 500 S - ensaioFiat 500SFiat 500S - ensaio
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo

Consolas New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL previstas para 13/02

Recomendados.

LG MWC 2019 Range

LG Q60, LG K50 e LG K40, um trio de novidades no MWC 2019

Fevereiro 24, 2019
Lenovo folio tablet concept

WOW! Lenovo folio tablet concept numa semana de eventos

Julho 24, 2017

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata