O cofundador e CEO da Google DeepMind, Demis Hassabis, anunciou um financiamento global de 20 milhões de dólares para organizações académicas e científicas sem fins lucrativos em todo o mundo que utilizam a IA para alcançar avanços científicos.
Esta notícia aconteceu ontem, dia 18, durante o primeiro Fórum AI for Science que decorreu em Londres.
Fórum AI for Science by Google DeepMind
O Fórum foi organizado pela Google DeepMind, em parceria com a Royal Society, e reuniu cientistas de renome mundial, académicos e líderes para explorar como a IA pode acelerar a descoberta científica.
Este financiamento surge numa altura em que os analistas relatam que o ritmo global dos reais avanços científicos caiu drasticamente nos últimos 75 anos.
O recente Prémio Nobel da Química atribuído ao AlphaFold é um exemplo de como a IA pode proporcionar avanços aos cientistas.
Os conjuntos de dados do AlphaFold já ajudaram mais de 2 milhões de cientistas e investigadores de 190 países a acelerar a luta contra a malária, a combater uma doença parasitária generalizada e mortal, a detetar a osteoporose mais cedo e a abrir caminho a novos tratamentos para a doença de Parkinson.Toda a informação está detalhada neste blog.
Seguem as declarações, acerca do fundo, de Demis Hassabis e James Manyika, Google’s SVP of Research, Technology & Society.
Declarações dos executivos:
– “Acredito que a inteligência artificial vai ajudar os cientistas e investigadores a alcançar alguns dos maiores avanços do nosso tempo”, afirmou Demis Hassabis, CEO and Co-Founder of Google DeepMind. “Esperamos que o lançamento deste fundo de 20 milhões de dólares ajude a incentivar uma maior colaboração entre os setores público e privado, dê início a um entusiasmo renovado ao poder da IA e da ciência e inspire outros a juntarem-se a nós no financiamento deste importante trabalho.”
– “Apenas começámos a vislumbrar o que é possível nesta nova era de descobertas científicas possibilitadas pela IA – o progresso nas ciências da vida, nas ciências climáticas, na ciência dos materiais, na física e muito mais”, afirma James Manyika, SVP, Research, Technology & Society.
“E estamos a começar a ver benefícios tangíveis para as pessoas no seu dia-a-dia, tanto como resultado da nossa investigação como do trabalho de académicos e organizações sem fins lucrativos apoiadas pela Google.org.
Há ainda tanto o que podemos fazer em conjunto para acelerar avanços científicos que beneficiem todos. O nosso novo fundo de 20 milhões de dólares vai ajudar a tornar a investigação, as ferramentas e os recursos baseados em IA acessíveis a mais cientistas em mais lugares.”
Add comment