Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Google IA: 20 milhões de dólares para financiamento científico

João Gata por João Gata
Novembro 19, 2024
2023: eis as tendências do ano em pesquisa da Google
Share on FacebookShare on Twitter
ccf6fcdc93196fe6d4f53b6054d769 729cb

O cofundador e CEO da Google DeepMind, Demis Hassabis, anunciou um financiamento global de 20 milhões de dólares para organizações académicas e científicas sem fins lucrativos em todo o mundo que utilizam a IA para alcançar avanços científicos.

Esta notícia aconteceu ontem, dia 18, durante o primeiro Fórum AI for Science que decorreu em Londres.

Fórum AI for Science by Google DeepMind

O Fórum foi organizado pela Google DeepMind, em parceria com a Royal Society, e reuniu cientistas de renome mundial, académicos e líderes para explorar como a IA pode acelerar a descoberta científica.

Este financiamento surge numa altura em que os analistas relatam que o ritmo global dos reais avanços científicos caiu drasticamente nos últimos 75 anos.

O recente Prémio Nobel da Química atribuído ao AlphaFold é um exemplo de como a IA pode proporcionar avanços aos cientistas.

Os conjuntos de dados do AlphaFold já ajudaram mais de 2 milhões de cientistas e investigadores de 190 países a acelerar a luta contra a malária, a combater uma doença parasitária generalizada e mortal, a detetar a osteoporose mais cedo e a abrir caminho a novos tratamentos para a doença de Parkinson.Toda a informação está detalhada neste blog.

Seguem as declarações, acerca do fundo, de Demis Hassabis e James Manyika, Google’s SVP of Research, Technology & Society.

Declarações dos executivos: 

– “Acredito que a inteligência artificial vai ajudar os cientistas e investigadores a alcançar alguns dos maiores avanços do nosso tempo”, afirmou Demis Hassabis, CEO and Co-Founder of Google DeepMind. “Esperamos que o lançamento deste fundo de 20 milhões de dólares ajude a incentivar uma maior colaboração entre os setores público e privado, dê início a um entusiasmo renovado ao poder da IA e da ciência e inspire outros a juntarem-se a nós no financiamento deste importante trabalho.”

– “Apenas começámos a vislumbrar o que é possível nesta nova era de descobertas científicas possibilitadas pela IA – o progresso nas ciências da vida, nas ciências climáticas, na ciência dos materiais, na física e muito mais”, afirma James Manyika, SVP, Research, Technology & Society.

“E estamos a começar a ver benefícios tangíveis para as pessoas no seu dia-a-dia, tanto como resultado da nossa investigação como do trabalho de académicos e organizações sem fins lucrativos apoiadas pela Google.org.

Há ainda tanto o que podemos fazer em conjunto para acelerar avanços científicos que beneficiem todos. O nosso novo fundo de 20 milhões de dólares vai ajudar a tornar a investigação, as ferramentas e os recursos baseados em IA acessíveis a mais cientistas em mais lugares.”

Tags: Fórum AI for ScienceGoogle DeepMindGoogle IA
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
Microsoft Ignite 2024: IA, segurança e dispositivos dominam

Microsoft Ignite 2024: IA, segurança e dispositivos dominam

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

HP e Canva anunciam parceria para democratizar o acesso ao design e à impressão

HP e Canva anunciam parceria para democratizar o acesso ao design e à impressão

Junho 14, 2024

A Tado apresentou soluções Smart para lares equipados para o frio extremo

Setembro 26, 2015

Tendências.

No Content Available

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata