Microsoft Portugal, em parceria com a Associação Visionarium, vai promover, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, a Dream Space Week, uma semana de imersão em tecnologia com várias atividades lúdicas e de aprendizagem para cerca de 500 alunos e entre 50 e 100 professores do segundo ciclo do Ensino Básico. Esta iniciativa irá decorrer nos escritórios da Microsoft Portugal, no espaço Dream Space, um centro STEM (science, technology, engineering e mathematics) para alunos e professores em Portugal desenvolverem e melhorarem competências que os preparará para o futuro.

Dream Space 1

Neste espaço, o objetivo será estimular a aprendizagem nas áreas de STEM (science, technology, engineering e mathematics) e desenvolver a criatividade e colaboração entre a comunidade educativa, aplicando a tecnologia a novas formas de interação, nomeadamente através da exploração e simulação de jogos.

Assim, cada turma terá, ao longo da semana, a oportunidade de explorar a plataforma Minecraft Education, onde terão de resolver uma série de desafios e aprender princípios de programação com Makecode Micro:Bit. Os professores vão aprofundar conhecimento sobre os Aceleradores de Aprendizagem da Microsoft e descobrir como alavancar a Inteligência Artificial na sua prática letiva.

Pedro Pinto Lourenço, Diretor Executivo para a Área do Setor Público da Microsoft Portugal, afirma que “numa altura em que Portugal continua a avançar nas competências digitais básicas, constatamos que apenas 29% das pessoas, entre 16 e 74 anos, tem um nível de competências digitais avançadas. Nesta nova economia, em que cada vez mais empregos vão requerer competências digitais e fluência em tecnologias como Inteligência Artificial, é fundamental dar resposta a este indicador e dotar todas as pessoas com as competências, ferramentas e tecnologia necessários para prosperarem no presente e futuro. Apostas como o espaço Dream Space, e iniciativas como a Dream Space Week, são fundamentais para instigar nos mais jovens, logo a partir do Ensino Básico, a paixão pelas áreas de STEM, fundamentais para que Portugal se transforme na Economia verdadeiramente digital que aspira ser”.

Dream Space 2

Além da Dream Space Week, as atividades do Dream Space ao longo do ano incluem workshops, visitas de estudo e a Dream Space TV, um projeto que consistiu na criação de vários vídeos lúdicos com demonstrações práticas de tecnologias aplicadas ao Ensino, motivando crianças e professores a aprender e ensinar de forma lúdico-didática.

Democratizar o acesso à IA a toda a comunidade educativa

A tecnologia de Inteligência Artificial voltou a afirmar-se, ao longo do último ano, e está já, também, ao serviço da Educação. Através da colaboração com as instituições de ensino, a tecnológica acredita que é possível tirar partido da IA para melhorar a eficiência e aumentar a produtividade no ensino, além de ajudar os alunos e os professores a prepararem-se para um futuro impulsionado pela IA.

Neste âmbito, a Microsoft irá apresentar durante a BETT, um evento que reúne a comunidade mundial de tecnologia dedicada à educação, e que irá decorrer entre os dias 24 e 26 de janeiro, a sua primeira ferramenta de IA generativa criada para os alunos. O Reading Coach permite aos alunos escolherem uma personagem, um cenário e um nível de leitura para criarem a sua própria história gerada por IA. Funcionalidades adicionais, incluindo badges centrados no esforço e deteção de fluência integrada com feedback instantâneo, personalizam ainda mais o conteúdo e mantêm os alunos motivados para continuarem a praticar a leitura através do desenvolvimento da história. O Reading Coach está disponível dentro e fora da sala de aula, tornando a IA responsável mais acessível a todos os alunos e professores.

Adicionalmente, no último ano, a Microsoft anunciou também a disponibilização do Microsoft Copilot com proteção de dados comerciais para todos os professores e alunos do Ensino Superior com 18 anos ou mais. Além da elegibilidade do Copilot para o Microsoft 365, este inclui agora professores e colaboradores do setor da educação.   

Para mais informações sobre as soluções tecnológicas para escolas da Microsoft, aqui.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement