Finalmente, a Apple lança os esperados novos MacBook Pro e logo em duas versões.

Mas vamos ser sinceros: o que mais atrai no novo MBP são as ligações! As conexões! As fichas! Tudo o resto, por muito valor que tenha, é logo arremessado para segundo plano, inclusive os supostos espectaculares novos chips.

MacBook Pro M1 Pro e Max

Se até 2015 todos os MBP (incluindo o meu early 2011 que está ali arrumado) traziam as ligações à altura necessárias para se poder ligar tudo o que era necessário, num repente a marca alterou a sua mentalidade e percebeu que a legião de fãs iria comprar MacBooks independentemente da sua carcaça. E, naturalmente, sem ligações. E tinham razão.

Muitos houve que se mudaram para os portáteis Windows quase exclusivamente por esta situação, e também pelo preço, porque a história de que “um Mac é para uma década, um PC é para dois anos” já era. As coisas mudaram muito em 10 anos. E, finalmente, a Apple percebeu que a sua política e teimosia poderia ser o princípio do fim.

A Apple ouviu as críticas

Foi-se a Touch Bar, refizeram-se orifícios nas laterais para acolherem coisas tão importantes quanto cartões de memória e a coisa só não fica perfeita pela teimosia em manter a ligação proprietária para o carregamento em vez de optar por uma cada vez mais tradicional, leve, útil e universal, USB-C.

Portanto, e após uma década, posso começar a pensar em comprar um novo MBP Pro com M1, um ou outro, pois o que também interessa é não gastar dinheiro em dongles e acessórios que custam os olhos da cara.

Quanto às novidades dos novos MBP de 14 e 16″ e configuráveis, podem ler tudo no site original clicando aqui. No papel (digital) são máquinas estupendas. Para ricos, mas estupendas!

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *