A divisão Box Design da empresa austríaca Pro-Ject, líder mundial na produção de gira-discos, sempre procurou criar designs minimalistas capazes de conjugar tecnologia, qualidade de som e preço acessível. O novo Pro-ject MaiA (My Audiophile Integrated Amplifier) é o corolário perfeito desta filosofia.
Este equipamento de dimensões diminutas (mede apenas 206x36x165mm, incluindo as tomadas traseiras!) incorpora um amplificador integrado estéreo, um conversor digital/analógico (DAC) com ligação USB, um recetor Bluetooth 4.0 com suporte aptX e até uma entrada dedicada para gira-discos.
No total, o Pro-Ject MaiA é capaz de gerir um máximo de 9 fontes, das quais quatro analógicas e cinco digitais. O amplificador Classe D integrado permite-lhe a ligação directa a um par de colunas, pelo que este é realmente um sistema completo: basta adicionar música!
No fundo, o Pro-Ject MaiA é tudo o que os iniciantes (mas exigentes) na alta-fidelidade doméstica procuravam: um pequeno amplificador integrado com uma grande flexibilidade de entradas, tecnologia à prova de futuro e uma ênfase na qualidade de som sem compromissos.
Fontes digitais e sem fios
Para as fontes digitais, o MaiA incorpora um conversor digital/analógico (DAC) de alta qualidade, capaz de lidar com ficheiros de áudio HD até 24-bit /192kHz. A par das três entradas digitais (duas óticas e uma coaxial), encontramos uma interface USB Tipo B para integração com fontes de áudio baseado em computadores ou ligação a outros equipamentos de hi-fi compatíveis.
Esta ligação USB com suporta streaming de áudio assíncrono (via tecnologia XMOS®) até 24-bit /192kHz a partir de um computador, sendo por isso capaz de transformar uma fonte informática num verdadeiro componente de alta-fidelidade.
Além dos dispositivos com ligações físicas, o MaiA foi também concebido para acomodar fontes de áudio sem fios, através de um módulo Bluetooth 4.0 integrado. Com suporte para o codec aptX® e uma antena externa para melhor a receção do sinal, o MaiA é assim capaz de reproduzir áudio de alta qualidade sem fios a partir de dispositivos Bluetooth.
Virado para o futuro, o MaiA pisca também o lho ao passado, ao suportar não apenas fontes de áudio tradicionais – como leitores de CD, gravadores ou sintonizadores de rádio – mas também gira-discos. Ao incluir um estágio analógico específico para células MM (íman móvel), o MaiA permite a ligação direta de gira-discos sem necessidade de qualquer pré-amplificador adicional.
A amplificação Classe D de alta qualidade permite ao MaiA ser ligado diretamente a um par de colunas, criando assim um sistema de alta-fidelidade completo a baixo custo. Mas para quem não tem ou não quer usar colunas de som, é possível tirar partido da saída para auscultadores. A facilidade de utilização é complementada com o comando à distância por infravermelhos.
O Pro-Ject MaiA tem um formato físico que é exatamente igual a dois pequenos módulos Pro-Ject Box S lado a lado – tem o mesmo tamanho do Pro-Ject CD Box S, por exemplo – o que facilita a integração estética com outros componentes da gama.
Já disponível em Portugal através da Supportview, o Pro-Ject MaiA é vendido numa caixa totalmente em metal, com painel frontal em alumínio prateado ou preto escovado. O preço sugerido é de €499.
Está também disponível o sistema Pro-Ject Stereo Phono Box, semelhante ao MaiA mas sem a componente de entradas e conversão digital, por um PVP sugerido de €375.








