A Renault repensou a solução e, graças a uma concepção totalmente nova, o novo conjunto motor/bateria do ZOE oferece uma autonomia de mais 30 km, ou seja, um total de 240 km. Excelente notícia esta, pois garante aventuras fora da cidade um pouco mais longínquas, o maior defeito que lhe apontei aquando o Ensaio que podem ler aqui.
A marca gaulesa continua as suas pesquisas para melhorar a tecnologia dos motores eléctricos e esta é a principal razão para o seu envolvimento técnico e desportivo na Fórmula E, simultaneamente como parceiro técnico do campeonato e como patrocinador principal da escuderia e.dams-Renault. Pela possibilidade de testar a tecnologia eléctrica em condições extremas, esta disciplina irá contribuir para acelerar o progresso dos veículos eléctricos, tanto em termos de desempenho como de autonomia.
Actualmente, estão operacionais na Europa mais de 50 000 terminais de carregamento públicos, dos quais 40 % são de carga rápida. Um número que continuará a crescer nos próximos anos, tornando a utilização do veículo eléctrico cada vez mais simples.
- Maior autonomia e redução do tempo de carregamento
- O novo motor R 240 do ZOE possui melhor rendimento (menor consumo de energia), oferecendo assim uma maior autonomia e um melhor desempenho em matéria de tempos de carregamento.
- Inovador tanto na concepção como na arquitectura, este motor capitaliza a experiência adquirida pela Renault e detém 95 patentes específicas.
- 2 eixos de trabalho: melhoria da gestão electrónica para diminuir o consumo energético em andamento e um novo sistema de carga para reduzir os tempos de carregamento a partir de dispositivos de baixa potência.
- Um motor mais eficiente e mais compacto
- Na concepção deste novo motor, a Renault trabalhou especialmente a integração dos componentes, o que permitiu reduzir em 10% as dimensões do motor em 10% o que abre novos caminhos para a sua implantação em automóveis mais pequenos.
- O motor R 240 é um motor eléctrico síncrono com rotor bobinado de 65 kW e 220 Nm com carregador Caméléon integrado.
Neste motor «três em um», a caixa de interligação, a electrónica de potência e o carregador Caméléon formam um só conjunto designado por «Power Electronic Controller» o que permitiu reduzir e 25% as dimensões deste grupo de funções.