O dia 01 de outubro é o Dia Mundial da Música e a Sony enviou-nos o seu magnífico historial que nos relembra a importância desta marca na nossa vida. Sim, uma coisa eu tenho certeza: todos nós nascidos nas décadas 60,70 e ainda 80, tivemos um qualquer equipamento Sony.
A história da Sony confunde-se com a música que transportamos
O Dia Mundial da Música é uma efeméride em que se comemora um dos bens culturais mais antigos da humanidade. Nasceu da necessidade de expressar emoções desde o início dos tempos e apreciadas em cada fase da história de diferentes formas, mas sempre com grande peso e influência na sociedade.
Na verdade, a música tem evoluído com o próprio ser humano; desde como soou até como foi produzido ou apreciado por todos aqueles que o desejaram.
Desde algo tradicional e primitivo, a algo sofisticado e disponível apenas há alguns séculos, podendo ser apreciada ao vivo, em grandes concertos e executada por músicos profissionais, até hoje estar disponível para todos graças às diferentes tecnologias e dispositivos.
A Sony, líder na indústria musical ao longo do seu ciclo – desde o apoio e aposta nos artistas até à criação de tecnologias que ajudam os utilizadores a desfrutar da música – tem sido, graças aos seus desenvolvimentos tecnológicos e dispositivos concebidos ao longo da sua história, uma das empresas que mais contribuiu para à evolução na forma de criar e apreciar música.
Anos 50 – Os primeiros produtos: gravadores e rádios
Há mais de 70 anos – em 1950 – a Sony lançou o seu primeiro produto, um gravador de fita magnética: o G-Type, que era utilizado profissionalmente nas esferas políticas. Só um ano depois é que lançaram um modelo para uso doméstico, o Type H.
Já em 1955, a marca lançou o seu primeiro recetor de rádio transistorizado do Japão, o revolucionário TR-55, tornando-se a primeira empresa no mundo a fabricar um rádio baseado nos seus próprios transístores. Este transístor, de facto, marcou o renascimento do rádio como dispositivo portátil. Foi um dos primeiros marcos da empresa: era agora possível ouvir rádio num aparelho que podia ser transportado de um lado para o outro. Já não era necessário deslocar-se para ouvir rádio, mas o rádio movia-se consigo.
1979 – O Walkman: o aparelho que deu as boas-vindas aos grandes anos 80
Este pequeno aparelho, hoje um ícone da cultura popular, foi capaz de propor novos estilos de vida pelo mundo. E com o Walkman, o primeiro leitor de música portátil do mundo baseado em cassetes, surgiu uma nova forma de se expressar. A liberdade que deu aos jovens da época, para poderem desfrutar das suas músicas preferidas onde quer que fossem, foi uma revolução sem precedentes.
A música começou a ser apreciada de forma individual e intimista, quer fosse para praticar desporto, para ir de um lado para o outro, para o acompanhar em viagens ou simplesmente para passar momentos agradáveis ao som da sua música preferida.
Nos anos seguintes, o produto evoluiu para se adaptar aos CD (Discman), tornou-se mais leve e foram incorporadas funções de gravação de áudio.
Na mesma altura, em 1982, a Sony lançou o seu primeiro leitor de discos compactos do mundo, o CDP-101, que marcou o nascimento do som de alta-fidelidade, abrindo novos horizontes para o áudio digital.
O século XXI – a era do áudio pessoal com a mais sofisticada tecnologia
Seja sozinho ou acompanhado, a música neste século é um dos elementos culturais mais importantes para todos. Neste sentido, a Sony tem acompanhado a oferta de dispositivos de áudio com avanços tecnológicos que têm melhorado a experiência musical dos utilizadores.
Desde colunas que oferecem potência suficiente para celebrar uma festa comamigos e desfrutar de música com companhia, como a ULT Field 7 ou a ULT Tower; até às mais pequenas e portáteis, ideais para ter em casa ou para levar em excursões ou férias e acompanhar momentos especiais, como a ULT Field 1 ou a SRS-XB100.
Quando se trata de áudio pessoal, os auscultadores fizeram grandes avanços na última década. Desde os de faixa para a cabeça até aos in year, a eliminação de cabos e a tecnologia Bluetooth tornou-os dispositivos altamente confortáveis e perfeitos para fazer exercício, movimentar-se e usá-los quase todo o dia, com outras utilizações como atender chamadas, etc.
A tecnologia de cancelamento de ruído, presente nos auscultadores topos de gama como os da série 1000X, ou os mais recentes ULT Wear (ler análise), têm dado um passo em frente na experiência de ouvir música, tornando-se algo ainda mais intimista e sem distracções.
Além disso, a elevada qualidade de áudio dos dispositivos significa que, pela primeira vez, os utilizadores têm a possibilidade de ouvir música tal como o artista a pretendia.
For The Music
A Sony criou a plataforma da marca “For The Music” para os seus principais produtos e serviços de áudio profissional e de consumo.
Com o “For The Music”, a Sony afirma ser a primeira marca de áudio a conectar criadores e amantes de música, ajudando-os a criar experiências musicais autênticas, transcendendo os sentimentos dos entusiastas para apoiar a visão do criador sobre tudo.
Para saber mais sobre a plataforma “For the Music” visite: www.sony.pt
Add comment