A Sony lança os WH-1000XM5 com uma nova filosofia de design, uma mudança que fez rodar algumas cabeças com a escolha num driver de 30mm, muitos microfones, cancelamento de ruído e transparência melhorados e com imensos níveis, uma Aplicação cada vez melhor e mais útil e, infelizmente, com preço a condizer.

Análise Sony WH-1000XM4

Sony WH-1000XM5, os sucessores dos premiados XM4?

Não sei. As diferenças são muito grandes num sector particular: as conchas não se dobram, portanto, a sua pegada é muito maior, assim como o estojo de transporte por muito bem desenhado (parece um origami) que seja.

Para quem viaja, esta questão pode ser um problema, mas é talvez, até os testar, o único problema. Para pessoas como eu, que passam horas ao computador com auscultadores na cabeça, os novos XM5 prometem muita tecnologia, mas acima de tudo, um extremo conforto de utilização e uma bateria útil até 30 horas. Para viagens levo os auriculares XM2.

Sony WH-1000XM5

O diafragma

Até eu fiz “a pergunta”: como se pode baixar de 40 para 30mm? A qualidade de som não é afectada? A Sony garantiu que não, na apresentação ibérica que fez há uns dias.

E garante que o diafragma de precisão de 30 mm com cúpula leve e rígida de fibra de carbono, melhora a sensibilidade às altas frequências para um som mais natural. As tecnologias únicas da Sony incluem uma solda premium, sem chumbo e com ouro, para excelente condutividade, resistência Fine Sound para distribuição homogénea de corrente e circuitos optimizados, para uma relação sinal/ruído melhorada e som nítido consistente.

Ok, ouvir para crer. Ou querer.

Análise Sony WH-1000XM3

Controlo de som adaptável

É uma função inteligente que detecta onde estamos e o que estamos a fazer, para ajustar as definições de som ambiente para uma experiência de audição ideal. Quando activado, aprende o nosso comportamento e reconhece os locais que visitamos frequentemente, como o local de trabalho ou um café favorito e adapta o som à situação. Hmmm, big brother is hearing you.

Controlo com e por voz

Temos o Speak to Chat, em que basta começarmos a falar para os XM5 pararem a música e permitir ouvir quem nos fala, há os assistentes Google, Alexa e Siri, ou seja, todo um mundo conectado por nós aos outros e vice versa. A qualidade de som da nossa voz parece ter melhorado em relação aos XM4 devido à profusão de microfones com as suas várias funções.

Sony WH-1000XM5

Ligação multiponto 

Para máxima comodidade, estes auscultadores Bluetooth podem ser emparelhados com dois dispositivos Bluetooth ao mesmo tempo. Quando recebe uma chamada, os seus auscultadores detectam o dispositivo que está a chamar e ligam-se ao dispositivo certo automaticamente. Pode também comutar os auscultadores para qualquer um dos dois dispositivos rapidamente com o toque de um botão.

Encontre os seus auscultadores com o Fast Pair

Os auscultadores WH-1000XM5 suportam o Fast Pair, a nova funcionalidade útil da Google que permite localizar facilmente os auscultadores através de um sinal sonoro ou saber a sua última localização através da aplicação Find My Device da Google instalada no smartphone.

Emparelhamento fácil com o computador

O Swift Pair permite emparelhar os auscultadores rápida e facilmente com um tablet/computador com Windows 10 ou 11. A instrução de emparelhamento aparece nos dispositivos com Windows 10 ou 11 ao selecionar o modo de emparelhamento.

Energia todo o dia, carregamento rápido

Com 30 horas de autonomia da bateria,há energia suficiente até mesmo para longas viagens. Para um carregamento rápido, uma carga equivalente a 3 horas em 3 minutos com um transformador CA opcional compatível com USB-PD.

Controlos tácteis

Os auscultadores WH-1000XM5 incluem definições de controlo táctil intuitivo. Por exemplo, pressione o botão do lado esquerdo para mudar do Cancelamento de ruído para Som ambiente ou utilize o painel táctil do lado direito para reproduzir ou fazer uma pausa na música, avançar as faixas, alterar o volume e muito mais. 

Preço

Sim, custam 450€. É a má notícia.

Especificações

Tamanho e peso

PESO

Aprox. 250 g

Características gerais

TIPO DE AUSCULTADORES

Dinâmicos e fechados

DIAFRAGMA

30 mm

MAGNETO

Neodímio

IMPEDÂNCIA (OHM)

48 ohm (1 kHz) (quando ligado através do cabo de auscultadores com a unidade ligada), 16 ohm (1 kHz) (quando ligado através do cabo de auscultadores com a unidade desligada)

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA

4 Hz – 40 000 Hz (JEITA)

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA (FUNCIONAMENTO ATIVO) 

4 Hz – 40 000 Hz

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA (COMUNICAÇÃO BLUETOOTH®)

20 Hz – 20 000 Hz (44,1 kHz de amostragem) 20 Hz – 40 000 Hz (LDAC 96 kHz de amostragem 990 kbps)

SENSIBILIDADES (DB/MW)

102 dB (1 kHz) (quando ligado através do cabo de auscultadores com a unidade ligada), 100 dB/mW (1 kHz) (quando ligado através do cabo de auscultadores com a unidade desligada)

CONTROLO DE VOLUME

Sensor de toque

TIPO DE CABO

Lado único (amovível)

COMPRIMENTO DO CABO

Aprox. 1,2 m

FICHA

Mini-ficha estéreo em forma de L, com banho de ouro

ENTRADA(S)

Mini-tomada estéreo

ESTILO PARA USAR

Sobre os ouvidos

DSEE EXTREME

Sim

FUNCIONAMENTO PASSIVO

Sim

MODO DE SOM AMBIENTE

Sim

Bateria

TEMPO DE CARREGAMENTO DA BATERIA

Aprox. 3,5 h

MÉTODO DE CARREGAMENTO DA BATERIA

USB

DURAÇÃO DA BATERIA (TEMPO DE REPRODUÇÃO CONTÍNUA DE MÚSICA)

Máx. 30 horas (NC ATIVADO), máx. 40 horas (NC DESATIVADO)

AUTONOMIA DA BATERIA (TEMPO DE COMUNICAÇÃO CONTÍNUA)

Máx. 24 horas (NC ON), máx. 32 horas (NC OFF)

Especificação Bluetooth®

VERSÃO BLUETOOTH®

Especificação Bluetooth Versão 5.2

GAMA EFETIVA

10 m

INTERVALO DE FREQUÊNCIA

Banda 2,4 GHz (2,4000 GHz – 2,4835 GHz)

PERFIL

A2DP, AVRCP, HFP, HSP

FORMATOS DE ÁUDIO COMPATÍVEIS

SBC, AAC, LDAC

PROTEÇÃO DE CONTEÚDO SUPORTADO

SCMS-T

Cancelamento de ruído

OTIMIZADOR PESSOAL DE NC

Otimizador de cancelamento de ruído automático

OTIMIZAÇÃO DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Sim

MODO SOM AMBIENTE

Sim

ATENÇÃO RÁPIDA

Sim

Opções de cores

silverblack

O que contém?

  • Mala de transporte
  • Cabo de ligação
  • Cabo USB

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *