A Canon Europa anuncia a abertura das inscrições para a oitava edição do seu prestigiado Canon Student Development Programme (CSDP), concebido para ajudar aspirantes a fotojornalistas a darem os primeiros passos nas suas carreiras. A iniciativa líder do setor oferece visibilidade e acesso a profissionais experientes da comunidade fotográfica, bem como a oportunidade de participar em eventos de referência do setor.

O CSDP já se estabeleceu como um “trampolim” de grande valor para a próxima geração de fotojornalistas, com vários antigos alunos do programa a trabalhar agora para agências de notícias conceituadas e publicações de renome internacional, tendo continuado a construir carreiras de sucesso. Alguns exemplos são Mohamed Mahdy (n. 1996), ex-aluno de 2022, cujo trabalho retrata as comunidades ocultas e frequentemente invisíveis no Egito, e que ganhou um prémio nos World Press Photo Awards de 2023, na categoria de ‘Open Format’.

Também Alexandra Corcode (n. 2000) foi selecionada para o prémio Tom Stoddard Award for Excellence de 2023, pela sua representação íntima da solidão e do abandono da geração idosa na Roménia, o seu país natal. Já Ebrahim Alipoor e Fatma Fahmy, finalistas do programa de 2023, foram selecionados para o programa de mentoria VII Mentor 2024 da VII Academy.

As inscrições para a edição de 2024 estão abertas a estudantes e estagiários que residam e estudem na Europa, Médio Oriente e África, entre 12 de fevereiro e 7 de março.

Um número limitado de vagas está também disponível para talentos recomendados por profissionais da indústria. As candidaturas vão ser avaliadas por um painel de editores da Getty Images, Reuters Pictures, AFP e EPA, que vão selecionar o grupo inicial de storytellers mais promissores da região.

Mentoria individual

Os estudantes selecionados vão ficar alocados a um dos mentores especialistas do programa para discutir o seu trabalho atual e aspirações de carreira a longo prazo em sessões individuais dedicadas. As revisões virtuais durante o verão vão ajudar a melhorar a sua proposta de projeto e portefólio – com foco particular na exploração de diferentes opções de edição e formas de consolidar ainda mais as suas habilidades narrativas e desenvolver assinaturas de autor.

Brent Stirton, Embaixador Canon e fotojornalista, comentou: “Este é um programa único para conhecer e passar tempo com especialistas, editores e fotógrafos – um investimento real no futuro da fotografia. Os dados estatísticos revelam que apenas uma pequena percentagem de quem estuda fotografia se mantém na profissão a longo prazo, e eu sei que este programa vai fazer uma diferença profunda para os selecionados. Tendo crescido na África do Sul, não havia qualquer forma de ter contacto com alguns dos melhores editores e fotógrafos a nível mundial quando comecei a minha carreira, e muito menos conseguia experimentar alguns dos melhores equipamentos de fotografia disponíveis.

Workshop em Girona e o Visa pour l’Image em Perpignan, França

Em setembro, até 25 estudantes vão ser convidados para um workshop da Canon durante quatro dias numa grande fazenda catalã em Girona, Espanha, que vai culminar numa última noite no Visa pour l’Image, festival internacional de fotojornalismo em Perpignan, França.

O workshop vai oferecer um fórum privado para a troca de ideias e a construção de relacionamentos com profissionais de renome mundial no mundo da fotografia. As avaliações de portefólio em grupo oferecem uma oportunidade de aprendizagem valiosa para os estudantes e uma oportunidade de comentarem o trabalho dos seus colegas, bem como de receberem feedback profissional sobre o seu próprio trabalho.

Para além de assistirem às principais exposições e apresentações noturnas durante o Visa pour l’Image, os participantes vão ter também a oportunidade de participar em análises adicionais de portefólio e ampliar a sua rede de contactos.

Para se candidatar ao Canon Student Development Programme 2024 ou saber os critérios de inscrição, por favor visite: https://www.canon.pt/get-involved/student-development-programme/

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *