angry birds

Os ataques à moeda virtual Bitcoin não param e a tendência é para crescer. Desde recentes mega-assaltos a pequenos “pick pockets” aqui e ali, quem tem ou aposta como investidor em Bitcoins terá de reforçar o cuidado, especialmente, avisa a ESET, se é utilizador de computadores Mac e tem por hábito descarregar software pirateado através de redes de partilha de ficheiros P2P.
O aviso é simples: não o façam, uma vez que a unidade de investigação da Eset detectou que malware especialmente desenvolvido está-se a espalhar através de diversas aplicações.

O troiano OSX/CoinThief infecta os computadores com Mac OS X, apoderando-se das credenciais de login relacionadas com as trocas de Bitcoin e ainda com os sites que as armazenam, utilizando para esse efeito addons que são instalados nos browsers.

Este troiano está a espalhar-se rapidamente por redes de partilha de ficheiros P2P e tenta enganar os utilizadores disfarçando-se de versões fidedignas de variadas aplicações muito utilizadas, nomeadamente:

Angry Birds – o famoso jogo dos pássaros
BBEdit – um editor de texto para OS X
Pixelmator – editor gráfico
Delicious Library – software que permite catalogar e organizar ficheiros multimédia

“Os criminosos responsáveis pelo desenvolvimento deste troiano estão a tentar aproveitar-se da febre das Bitcoin”, afirma o investigador de segurança da ESET Graham Cluley. “Como as nossas investigações comprovaram, esta ameaça está a atingir principalmente os utilizadores que instalam aplicações pirateadas e descarregadas a partir de sites de torrents, que colocam deste modo as suas finanças em risco”.

O CoinThief foi descoberto em primeira instância por investigadores do SecureMac e em sites muito populares como o Download.com e MacUpdate.com.

Quer seja entusiasta das Bitcoin ou não, a ESET recomenda que proteja o seu computador com uma solução antivírus e não instale aplicações pirateadas e presentes nas grandes redes de partilha e ficheiros.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *