Hoje em dia é difícil conseguir encontrar diferenças físicas entre a maior parte dos modelos de entrada de gama média, aqueles que rondam as duas centenas de euros, que é o caso deste Wiko View 5 Plus.

Ainda me lembro que, quando a Wiko surgiu, apontou armas ao target mais jovem e dinâmico com soluções diferenciadas em termos de design, mas esses tempos já lá vão.

A globalização existe a todos os níveis e os smartphones não escaparam.

Ler análise ao mais barato Wiko View 5

Por isso, passa a ser complicado fazer uma análise a modelos que são quase ou inteiramente iguais a muitos concorrentes e, quando isto acontece, a única hipótese comparativa para dar melhor ou pior nota é mesmo conseguir um preço mais baixo ou umas cores e acabamentos mais cool.

Esse parece ser o caso deste Wiko que vem do final do ano passado.

20210216 130240

Um coração que bate ao ritmo de quem quer viver com calma

É bem verdade, este é um smartphone que está acima da gama Y (de entrada e com preços de arrasar) mas que consegue com alguns truques fazer o que é pretendido nos dias de hoje e isso é… estar sempre conectado à rede e conseguir um scrolling eficaz no Tiktok.

Pizzagate, o mais recente e grave problema da rede TikTok

O Wiko View 5 Plus serve para mais que isso, mesmo que tenha um processador desinteressante (Mediatek Helio P35) mas que consegue “puxá-lo” pelos 4GB de RAM. Nada mau. Ainda oferece de raiz 128GB de armazenamento e uma super bateria com 5000mAh, um dos grandes pretextos de compra.

A marca diz que dá para três dias. Não os contei mas acredito.

Análise ao smartphone Wiko View 5 Plus
Muitas objectivas e resultados interessantes

O ecrã e as câmaras

Como dizem lá no Brasil, a “tela” mede 6,33” e é um LCD com qualidade HD+ que se debate com a luz intensa do sol. Quanto ao resto, as cores são vívidas e naturais e o brilho, puxado ao máximo e dentro de casa, é mais que suficiente para qualquer tarefa.

Mas esqueçam os jogos puxados. Dá para ver uns netflixes e ler bem as legendas, e não é isso que interessa a 80% dos consumidores?

As câmaras são outra das mais valias deste View 5 Plus, ora reparem: 48 MP + 8.0 MP + 5.0MP + 2.0MP. É bem verdade, uma 48 MP com ajuda AI (inteligência artificial) para conseguirmos alguma qualidade, uma Super Grande Ângular, modo bokeh que funciona mesmo bem e até um modo Macro que consegue resultados muito catitas

Tem ainda uma câmara frontal com 8MP e muitos modos criativos: embelezamento facial, modo nocturno, HDR, Time Lapse, Câmara lenta e Google Lens.

Análise ao smartphone Wiko View 5 Plus
YEAH! 3,5mm rules!

Mais atributos muito bem vindos

Tem rádio, pasme-se, bloqueio facial e por impressão digital (e ambos funcionam), tomada USB-C e, alvíssaras, uma entrada minijack!

O pior? Ainda vem com Android 10 e muitos aplicativos de origem que convém desinstalar.

Análise ao smartphone Wiko View 5 Plus
USB-C e uma coluna mono

Conclusão

Por 199,99€ não se pode pedir mais. A Wiko oferece um terminal com um aspecto muito bonito e conseguido neste Aurora Blue, uma câmara frontal punch hole e um ecrã grande.

A bateria é realmente grande, mas atenção, pois também demora bastante tempo a “encher”.

Com algum cuidado, consegue-se boas fotografias, principalmente se usarmos os filtros nas situações certas e aproveitarmos o modo macro e o modo bokeh que consegue alguma profundidade de campo sem grandes aberrações digitais.

Preço: 199,90€  

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *