Em primeiro lugar tenho que referir que este ASUS ROG Flow X13, modelo 2023, vai na terceira versão e a marca aprendeu bastante nas duas anteriores para o tornar, não só um computador extraordinário, como um objecto de puro desejo, informaticamente falando.
O ASUS ROG Flow X13 é um portátil 2-em-1 de 13″ cujo design não deixa ninguém indiferente. É muito leve, pequeno mas também muito poderoso (e dispendioso) e destaca-se pela possibilidade de expansão com o GPU externo ROG XG Mobile.
Quem é o cliente do ASUS ROG Flow X13?
Mas antes de mais, para quem está apontado este super-mini-ultra-portátil? Quanto à marca, é indicado principalmente para entusiastas de gaming que valorizam portabilidade sem sacrificar muito em termos de desempenho.
Mas quanto a mim, é mais uma opção viável para profissionais criativos seja em design, fotografia ou áreas similares como criação visual e edição de conteúdos multimédia, e que necessitam de um equipamento poderoso, mas muito leve.
O ASUS ROG Flow X13 tem chassis em liga de magnésio com acabamento em preto mate e textura estriada, que o torna tanto elegante quanto resistente. Com apenas 1,3 kg, é um dos portáteis “gaming” mais leves do mercado e todos estes dados fazem com que seja perfeito para ser transportado ao longo de todo um dia.
A dobradiça 360º permite que seja utilizado em modo tablet, ideal para situações de apresentação ou uso de uma caneta stylus para trabalhos gráficos. E, confesso, com este tamanho e peso, esta solução passa a ser, para além de conveniente, muito prática e simples de utilizar.
O coração
O ASUS ROG Flow X13 está equipado com o processador AMD Ryzen 9 7940HS, um dos melhores em portáteis de 13 polegadas, oferecendo 8 núcleos e 16 threads, e clocks de até 5,2 GHz.
A nível de GPU, as opções incluem a Nvidia GeForce RTX 4050 ou RTX 4060, ambas com um TDP de 60W.
Além disso, suporta o GPU externo ROG XG Mobile que permite aumentar a performance gráfica com a Nvidia RTX 4090. Mas o preço assusta!
Ecrã
O Flow X13 possui um ecrã táctil IPS de 13,4″ com uma resolução UHD+ de 2.560 x 1.600 e uma taxa de actualização de 165 Hz.
É um ecrã com uma qualidade brutal, principalmente para as 13″, com suporte para Dolby Vision HDR, brilho de até 500 nits, contraste de 1200:1, e cobertura completa da gama de cores DCI-P3.
Conectividade
Para este tamanho, o Flow X13 tem tudo o que é preciso: HDMI 2.1, USB 4 Tipo C, USB 3.2 Tipo A, e um leitor de cartões microSD, para além do combo minijack e porta LAN.
A porta, tapada por uma borracha, para a ROG XG Mobile permite a conexão com o GPU externo opcional, expandindo as capacidades gráficas e tornando-o ideal para quem quer mais potência em jogos ou edição de vídeo avançada.
Teclado e Trackpad
Tendo como comparação a versão de 2021, o trackpad surge agora 56% maior o que é bem-vindo num chassis compacto. O teclado é interessante e fácil de usar e tem retroiluminação LED branca, o que para mim é mais que satisfatório mas, talvez, os gamers procurem algo mais vistoso com RGB.
Bateria
Este é um dos pontos mais favoráveis do ASUS ROG Flow X13, pois sendo tão compacto e leve, como é possível incluir uma bateria de 75 WHr? É que mesmo com uma utilização mais ou menos puxada, consegui trabalhar mais que meia dúzia de horas sem qualquer problema.
A marca aponta mais de 10h para uma utilização “normal”, seja lá o que isso for, e o carregador de 130W muito compacto também ajuda com o recarregamento rápido.
Concluindo
Dependendo das necessidades do utilizador, o ASUS ROG Flow X13 (versão 2023) é um equipamento muito sofisticado, com um design invulgar e muito apelativo, uma qualidade de construção que impressiona pelos materiais escolhidos e solidez geral, e que responde de forma rápida a qualquer solicitação.
É um portátil que se destaca pela mobilidade e flexibilidade, ideal para quem deseja um equipamento para produtividade e gaming, com a versatilidade de um 2-em-1.
O ecrã e a bateria impressionam, assim como a possibilidade de expansão gráfica (que não experimentei), mas nem tudo é um mar de rosas: a RAM não pode ser aumentada, o que é pena, mas o que mais assusta é o preço a que é proposto.
Preço
Versão AMD Ryzen 7 6800HS – NVIDIA GeForce RTX 3050 – RAM: 16 GB – 1 TB SSD – 13.4”:
1900€
Add comment