
Foi com bastante entusiasmo que recebi o Roomba Combo Essential da iRobot para a análise doméstica. Afinal, este é um robot que conjuga o aspirar e lavar, pois é um dois-em-um, mas proposto a um preço competitivo, agora que a marca conhece cada vez mais concorrentes neste seu segmento de mercado.
Confesso o meu apreço pelos Roomba e, ao longo dos anos, tive a felicidade de contar com estes extraordinários ajudantes de limpeza doméstica, principalmente porque tinha animais de estimação que, como sabem, largam pêlo.
Ora é exactamente neste campo que a iRobot tem feito um enorme esforço tecnológico com o propósito de garantir que os seus robots aspiram mesmo as sujidades e não ficam presos por este cabo ou aquele obstáculo estranho.
Mapeiam, aprendem, limpam e têm um conjunto de soluções que possibilitam uma limpeza muito rápida, assim como a substituição, das suas partes móveis.
Um preço que pode ser simpático

Por tudo isto, quando recebi a informação que o Roomba Combo Essential não chegava a 300€ de preço de venda ao público, pensei que esta poderia ser uma boa proposta para quem ainda não equipou a sua casa com estes robots, muito por culpa dos preços algo elevados para a bolsa portuguesa.
Não me entendam mal: há inúmeros robots aspiradores mais baratos que este, e com mais funções, mas não têm o pedigree desta marca que é associada, imediatamente, a este tipo de produto. E os preços, sabemos bem, tendem a baixar depois de algum tempo o que só é bom.
O Roomba Como Essential tem origem na gama Série 600, o best-seller da marca desde o já longínquo ano de 2012, e que tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos em busca de um maior equilíbrio entre desempenho e fiabilidade, fazendo sempre um esforço extra para que o preço seja convidativo.
O Combo Essential é uma proposta para tornar acessível um equipamento que aspira e lava que, até agora, só estava presente nos modelos topo de gama e, consequentemente, mais onerosos.
Aspirar e Lavar
O Roomba Combo Essential sai à família, com o design e soluções tradicionais (escova de borracha, a tradicional escova em cruz que consegue chegar aos cantos, e os controlos físicos que também estão presentes através de uma app muito útil onde temos acesso a um sem número de funções, desde estabelecer horários de limpeza e rotinas, tudo devido ao mapeamento inicial que memoriza as áreas da casa.
Mas, atenção, este modelo não permite acções a que estamos habituados noutras gamas da marca, como proibir determinadas secções da casa o que, sendo o caso de um dois em um que também lava, pode ser complicado para divisões com tapeçarias.

De salientar que, através da Alexa ou do Assistente Google, podemos comandar por voz as ordens mais básicas e, se o smartphone estiver escondido entre as almofadas do sofá, basta carregar no botão “Clean” no topo do Roomba para iniciar a limpeza.
O poder de sucção deste novo Essential é, pela marca, 18x mais poderoso que os modelos anteriores e a bateria, num serviço de força/sucção médio (podemos escolher entre três), consegue chegar às duas horas, o que é, a todos os níveis, impressionante.
Mudar de seco para molhado
Com um sorriso a pensar nessa extraordinária banda brasileira (Secos e Molhados para quem é mais novo), alterar o tipo de depósito não é necessário como em muitos modelos com dupla função, ou seja, a peça que recebe e guarda toda a sujidade aspirada é a mesma que vai receber a água depois de lavar o chão.


Para isso existe um orifício por onde deitamos água e basta colocarmos a mopa verdadeiramente dita, ou seja, o pano de microfibra, fazendo um simples clique na base do reservatório, mopa que vai sendo molhada através de uma pequena bomba de água.
Após este passo podemos escolher um dos três níveis de lavagem, para molhar a mopa (e o chão) com menos ou mais água. De salientar que, como não tem sensores, o Roomba Combo Essential não percebe que tem uma zona mais suja que necessita de mais passagens. Fica a nota.
As coisas menos boas
Um melhor preço obriga também a algumas concessões e a iRobot sabe disso. Quando afirma que o Essential é 18x mais poderoso que a gama 600, é verdade, mas a gama 600 é muito menos potente que as gamas I ou J. Portanto, quem tem um destes vai perceber que o Essential é, enfim, essencial.

Também me deparei com a necessidade de ter que esvaziar o depósito ao fim de um certo tempo de aspiração, o que é bom sinal por um lado (porque realmente aspira), mas por outro – e sendo a bateria tão eficaz – faz-nos interromper a tarefa durante o período de limpeza o que, se estivermos fora de casa, pode implicar que o resultado não seja tão bom.
Por último, percebi que o Combo Essential não é tão inteligente quanto o i3 que tenho (e com a unidade que tem um depósito com aspirador para saco que me facilita e muito a vida), pois enrolou-se em alguns cabos que, nem o i3, nem o J5 que a marca me entregou para comparar com o Essential, tocaram.
E agora, as coisas boas

Encher o depósito com água e escolher o nível médio de passagem com a mopa consegue limpar uma casa com, grosso modo, uns 100m2. Não é nada mau para um equipamento com esta dimensão e peso (sim, é bastante leve).
A unidade é lesta a procurar a base para se recarregar, o que até faz quando entende que a casa ainda não ficou de acordo com as suas próprias exigências (leia-se relatório de limpeza final), para recarregar e regressar ao trabalho sem intervenção humana.
Mas, atenção, nem sempre é assim, pois o Combo Essential ficou um pouco perdido à procura “da casa”. Mas isso só aconteceu uma ou duas vezes, o que entendo que seja pelo mapeamento ser recente.
O ruído de funcionamento não é alto, o que também é um factor muito positivo quando estamos em casa e queremos trabalhar noutra divisão.
Concluindo

O iRobot Roomba Combo Essential é um equipamento de entrada de gama com um acessório de lavagem que não é comum neste segmento. Por aí, a iRobot está de parabéns, assim como todos os comandos possíveis através da aplicação e só através dela.
Não é um equipamento revolucionário, não tem ainda inteligência artificial, mas é honesto e trabalhador, pois só pretende fazer aquilo que a maior parte das pessoas procuram: um aparelho que vá aspirando (e lavando) o chão todos os dias, principalmente quando não se está em casa.
Como dois em um, necessita do nosso apoio para se ir despejando os depósitos e reencher com água, mas se optarmos por fazer uma limpeza geral nos dias ímpares e lavagem nos dias pares, que foi a minha solução, já não nos preocupamos com isso.
O preço é um dos factores a ter em conta e tenham atenção às promoções sazonais, pois podem acontecer milagres.
Preço iRobot Roomba Combo Essential
299€
Add comment