A HMD Global fez-me recordar os bons velhos tempos em que a Nokia fez uma parceria com a Microsoft e criou uma das mais fantásticas, senão a mais, gamas de smartphones à altura e com uma diferença que ainda hoje cria saudade: um sistema operativo fenomenal denominado Windows Phone.
Contudo, a “coisa” foi mal lançada com uma versão que depois não era compatível com a seguinte, assim como o hardware que ficava a meio do caminho, mas quando acertaram à segunda vez, parecia que o mundo ia ser mais bonito, simples, colorido e cheio de mosaicos animados (Windows tiles).
Os Windows Phone da Nokia apresentavam as melhores câmaras do mercado, pois o SO era muito leve e por conseguinte, as especificações só obrigavam ao mínimo indispensável (velocidade de processador, RAM, etc.). Mas infelizmente, o Windows Phone falhou (embora o que ainda guardo ainda funcione na perfeição).
HMD Global lança “um novo” Nokia Lumia
Pelo que parece, não são apenas os antigos proprietários de Nokia Lumia que estão saudosistas. A HMD Global, que são os actuais proprietários das marcas e patentes de smartphones da Nokia, está a trabalhar num novo equipamento de gama média-alta com o nome de código “Skyline” que assume a forma de um Lumia 920 actualizado.
Skyline mas com Android, naturalmente
De acordo com os rumores, o HMD Skyline terá um ecrã AMOLED FHD+ de 6,67 polegadas com leitor de impressões digitais sob o ecrã, 8 ou 12GB de RAM, 256GB de armazenamento e será alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2.
O HMD Skyline terá uma configuração de câmara tripla na parte traseira, consistindo num sensor principal de 108MP, um sensor ultra grande angular de 8MP e uma lente macro de 2MP, juntamente com uma câmara frontal de 32MP para selfies.
O equipamento também será resistente à água e poeira com classificação IP67, incluirá NFC para pagamentos sem fios e terá uma entrada de áudio de 3,5mm, tal como os antigos aparelhos Lumia.
O HMD Skyline funcionará com Android e deverá receber três anos de grandes actualizações do sistema operativo e espera-se que seja revelado ainda este ano com um preço que deverá rondar os 500€.
Add comment